
Medida foi publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (30) e deve ter início na próxima segunda-feira, dia 5 de maio. Governo do Estado anuncia consulta para concessão da Estrada de Ferro em Campos do Jordão
O governo de São Paulo informou, nesta quarta-feira (30), que vai fazer uma consulta pública para o projeto de concessão do complexo turístico da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
De acordo com a publicação feita no Diário Oficial, os documentos para a concessão e as orientações sobre as formas de participação na consulta pública estarão disponíveis a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de maio.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A Secretaria de Parcerias em Investimentos – SPI, do Governo do Estado de São Paulo, afirma que o objetivo da consulta pública é colher sugestões e contribuições para aprimorar o projeto de concessão.
Os interessados em ter acesso aos documentos deverão solicitar liberação pelo e-mail: [email protected]. Ao fazer o contato, a pessoa deve informar o nome completo, e-mail, CPF, instituição, telefone e cidade onde reside. O prazo para envio de contribuições permanecerá aberto até o dia 23 de junho de 2025.
Após o período aberto para consulta pública, as sugestões recebidas serão analisadas pela equipe técnica da SPI e poderão gerar ajustes no modelo de concessão. A previsão é que o edital definitivo seja publicado no segundo semestre de 2025.
O projeto prevê a concessão da Estrada de Ferro de Campos do Jordão para realizar a operação, investimentos, conservação, manutenção e exploração econômica.
Desde o final de 2024 que o trem e o bondinho estão com a operação suspensa em Campos Jordão. O g1 apurou que a ferrovia sofreu danos nos cabos de energia, impossibilitando a circulação dos veículos.
Com a suspensão, as locomotivas estão passando por restauração. Por enquanto, ainda não há previsão de retorno dos passeios turísticos.
Essa não é a primeira vez que a Estrada de Ferro é alvo de criminosos. Em 2021, a Polícia Civil chegou a fazer uma operação para combater o furto de fios na ferrovia.
Na época, a Polícia Civil informou que as investigações tiveram início após uma série de furtos de fios de cobre e trilhos na estrada de ferro de Campos do Jordão e também na ferrovia em Pindamonhangaba. Nove pessoas eram suspeitas de terem participação no crime.
Passio de Trem Campos do Jordão.
Filipe Rodrigues/g1
Bondinho é opção de turismo em Campos do Jordão
Cássia Soares de Siqueira/ Arquivo Pessoal
Passeio de trem Campos do Jordão.
Filipe Rodrigues/g1
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina