Ouça o grito de uma planta ao ser cortada

Se você cortar uma planta, ela pode gritar? Cientistas conseguiram captar o que seria o “grito” das plantas, mas ele é bem diferente do que estamos acostumados. Confira!

Pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, descobriram que as plantas emitem sons em uma frequência específica quando são cortadas. Esse som, entretanto, é tão agudo que não pode ser captado normalmente pelos ouvidos humanos.

A frequência consiste em estalos e cliques que aumentam conforme a planta fica mais estressada. Isso significa que plantas saudáveis e sem “machucados” emitem menos sons.

“Mesmo em um campo silencioso, existem sons que não ouvimos, e esses sons carregam informações. Há animais que conseguem detectá-los, então existe a possibilidade de que muita interação acústica esteja ocorrendo”, explicou a bióloga evolucionista Lilach Hadany, que participou da pesquisa, ao Science Alert.

Apesar de os humanos não escutarem, alguns animais provavelmente podem. Morcegos, ratos e mariposas podem viver em um mundo repleto de sons de plantas, e estudos anteriores da mesma equipe mostraram que as plantas também respondem a sons produzidos por animais. A pesquisa foi publicada na Cell .

“As plantas interagem com insetos e outros animais o tempo todo, e muitos desses organismos usam o som para comunicação. Seria muito estranho se as plantas não utilizassem o som também”, completou.

Como os cientistas captaram o grito das plantas?

Para “ouvir” as plantas, os cientistas colocaram amostras de caules de tabaco e tomate em pequenas caixas equipadas com microfones.

Os microfones captaram todos os ruídos emitidos pelas plantas, mesmo que os pesquisadores não conseguissem ouvi-los diretamente. Os sons eram especialmente evidentes em plantas estressadas por falta de água ou por terem sido cortadas recentemente. Quando os sons são reduzidos em frequência e acelerados, “é um pouco como pipoca estourando – cliques muito curtos”, diz Hadany. “Não é como um canto.”

As plantas não têm cordas vocais ou pulmões. Hadany explica que a teoria atual sobre como elas produzem esses sons está relacionada ao seu xilema – os tubos que transportam água e nutrientes das raízes para os caules e folhas.

Leia mais:

  • Plantas podem ter câncer?
  • As plantas “falam”? Descubra a comunicação secreta do reino vegetal
  • Dores, alucinações e morte: veja o top 10 das plantas mais perigosas do mundo e o que fazem no nosso organismo

A água no xilema é mantida unida pela tensão superficial, assim como quando sugamos um líquido por um canudo. Quando uma bolha de ar se forma ou se rompe no xilema, pode gerar um pequeno estalo. A formação dessas bolhas é mais provável em situações de estresse hídrico (como a sede). No entanto, o mecanismo exato ainda precisa ser mais estudado, segundo Hadany.

mesa com diversos vasos de plantas diferentes
Plantas são fofoqueiras? (Imagem: rawpixel.com/Freepik)

Resultados sobre o “grito” das plantas

Os pesquisadores desenvolveram um modelo de machine learning capaz de detectar, com 70% de precisão, se uma planta está estressada por falta de água ou se foi cortada, analisando os sons que emite. A técnica, testada em estufas com filtros para reduzir ruídos, pode ser útil no monitoramento agrícola.

Testes preliminares mostraram que não apenas tomateiros e tabaco, mas também trigo, milho e videiras emitem sons quando desidratados, indicando que o fenômeno pode ser comum em diferentes culturas. A descoberta abre caminho para novas tecnologias de sensoriamento acústico na agricultura.

O post Ouça o grito de uma planta ao ser cortada apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.