
Esperado, o concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) planeja ofertar perto de 500 vagas de nível superior, destinadas à posição de Analista em muitas áreas especializadas em 2025. A previsão renovada foi dada pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.
Em fala recente, o ministro informou que o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) está envolvido na preparação do concurso.
“Estamos preparando, através do Ministério da Gestão, um concurso que vai chamar mais 500 [servidores] de nível superior”, destacou.
No início de 2025, Lupi já havia indicado a execução de um concurso abrangendo todas as especializações de nível superior, com a possível publicação do edital até julho deste ano.
Na ocasião, o ministro também expôs a ideia de priorizar as regiões Norte e Nordeste do país, que apresentam maior demanda por preenchimento de vagas no quadro de pessoal do INSS.
Responsável pelo MGI, Esther Dweck, durante coletiva sobre anúncio da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU), garantiu que a liberação do certame deve acontecer em breve.
“A gente já tinha autorizado [concurso] para Médicos Peritos e, agora, deve ser para cargos de nível superior do INSS, porque o último concurso foi apenas para nível médio”, explicou.
No geral, o cargo de Analista do Seguro Social conta com as seguintes especialidades:
- Ciências Contábeis;
- Estatística;
- Direito;
- Administração;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia de Telecomunicações;
- Engenharia com Especialização em Segurança do Trabalho;
- Arquitetura;
- Tecnologia da Informação;
- Terapia Ocupacional;
- Pedagogia;
- Psicologia;
- Jornalismo;
- Publicidade e Propaganda;
- Fisioterapia;
- Letras;
- Serviço Social.
Anúncio pós-escândalo
O foco do ministro no concurso acontece dias após o INSS ser alvo de investigações por fraude em descontos não autorizados em aposentadorias e pensões . Estima-se que R$ 63 bilhões foram cobrados de forma ilegal, entre 2019 e 2024. O presidente, Alessandro Stefanutto, foi demitido.
O escândalo movimentou parlamentares que entraram com ações contra o ministro Carlos Lupi. A senadora Damares Alves (Republicanos-DF), por exemplo, quer o impeachment. “Vamos expulsar da Esplanada todos os corruptos e omissos”, disse.
*Com informações de Direção Concursos
The post Em meio a escândalo, INSS prevê concurso com 500 vagas de nível superior appeared first on Portal Norte.