Tim Bernardes cai com elegância em sambas-canção que compôs para as vozes de Maria Bethânia e Alaíde Costa


Artista lança single em que apresenta as versões do autor para ‘Prudência’ e ‘Praga’, músicas inspiradas e bem diferentes do estilo do compositor paulistano. Tim Bernardes canta ‘Prudência’ e ‘Praga’ com o toque do violão do próprio artista
Biel Basile / Divulgação
♫ OPINIÃO SOBRE DISCO
Título: Prudência ▯ Praga
Artista: Tim Bernardes
Cotação: ★ ★ ★ ★
♬ Tim Bernardes pareceu ter ser transformado em outro compositor quando fez músicas para serem lançadas nas vozes das cantoras Maria Bethânia e Alaíde Costa. Por coincidência, ou não, o compositor paulista criou dois sambas-canção.
Prudência surgiu em cadência mais próxima de bolero na gravação apresentada por Maria Bethânia no álbum Noturno (2021). Com refrão em que o eu-lírico do samba-canção minimiza a razão em favor da passionalidade que rege as paixões e a própria vida, Prudência se afinou com o tom intenso do canto de Bethânia e se tornou hit nos shows da intérprete.
No ano seguinte, Alaíde Costa lançou Praga no álbum O que meus calos dizem sobre mim (2022), ornando o samba-canção com metais orquestrados por Eduardo Neves em arranjo que remeteu aos salões dos anos 1950, como o do Dancing Avenida, no qual Alaíde batia ponto como crooner no início da carreira na cidade natal do Rio de Janeiro (RJ).
Diferentemente de Prudência, música da lavra habitualmente solitária de Tim Bernardes, Praga era parceria do compositor paulistano com Erasmo Carlos (1941 – 2022).
Até então nunca gravados por Tim, os dois sambas-canção ressurgem na voz do autor em single editado ontem, 29 de abril, via Coala Records, e previsto para ser lançado no formato físico de vinil.
No lado A, Prudência reaparece em registro de voz-e-violão – com o instrumento tocado pelo próprio Tim Bernardes – captado ao vivo com equipamentos analógicos. A gravação do autor é bonita, mas sucumbe diante da inevitável comparação com o registro original de Bethânia porque a intérprete imprimiu no canto (em especial no refrão) a passionalidade exposta na letra e ausente da voz do autor.
Já Praga ombreia no lado B o registro de Alaíde em gravação de estúdio em que Tim Bernardes consegue evocar o veneno da letra em canto afinado com o arranjo em que entram violão, percussão e um coro que remete ao canto do grupo de vocalistas As Gatas, recorrente em discos de samba gravados nos anos 1970.
Tim roga Praga com pujança, valorizando single em que cai com elegância no samba-canção, nem tão rock’n’roll como acredita e alardeia no texto promocional ecoado na imprensa musical, mas com a sabedoria que normalmente caracteriza as versões de autor.
Capa do single ‘Prudência ▯ Praga’, de Tim Bernardes
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.