Semed de Óbidos confirma retorno das aulas na área de terra firme para sexta-feira, 2


Atividades foram suspensas por 45 dias. Planejamento para a continuidade do ano letivo foi aprovado pelo Conselho Municipal de Educação. Secretária de Educação, Maria Zilda Bentes detalhou plano de retomada das atividades letivas na terra firme
Ascom PMO / Divulgação
Após 45 dias de suspensão das aulas devido aos estragos provocados pelas chuvas em estradas e vicinais de Óbidos, no oeste do Pará, mais de 4.500 alunos matriculados em 55 escolas localizadas na área de terra firme do município, vão retornar às salas de aula a partir da próxima sexta-feira (2). O anúncio foi feito nesta quarta (30), pela secretária de Educação, Maria Zilda Bentes, durante entrevista coletiva.
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Um novo calendário de atividades para a continuidade do ano letivo foi produzido pela Coordenação Pedagógica da Semed com a participação dos diretores dos polos escolares da terra firme. O planejamento aprovado pelo Conselho Municipal de Educação (CME) foi divulgado na coletiva de imprensa.
“Em virtude de o dia primeiro [de maio]ser feriado, as aulas vão iniciar dia dois e seguem o percurso normal das aulas. Como já temos uma parte significativa das nossas estradas recuperadas, vamos retomar logo no dia dois as aulas na área de terra firme”, anunciou a secretária de Educação.
Para assegurar o cumprimento integral do calendário letivo, com o cumprimento de 200 dias letivos para os alunos, com foco no alto desempenho da educação básica devido à preparação para as avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o planejamento prevê a realização de sábados letivos até o mês de dezembro.
“Teremos dois sábados letivos por mês. Os alunos terão aula presencial nas escolas, com a realização de atividades já previstas no planejamento de aula ou com a realização de projetos pedagógicos, sempre visando o cumprimento integral do calendário, sem perdas para os alunos”, disse Zilda.
Durante a suspensão das aulas, a Semed antecipou as férias dos servidores efetivos e reduziu a carga horária dos temporários para 100 horas. Nesse período, foram realizadas formações e oficinas pedagógicas com os profissionais que continuaram ativos nas unidades de ensino. Com essa estratégia, as aulas vão seguir sem interrupções a partir do dia 2 de maio até 23 de dezembro.
“No geral, o nosso calendário mudou. Os nossos servidores só têm quinze dias de férias em julho, mas, na terra firme, a aula vai seguir normal. No caso dos servidores efetivos que trabalham nessa área, eles também não terão os quinze dias de férias em janeiro, já que essas férias também já foram antecipadas. O plano para o ano que vem é que as aulas nas áreas de várzea e terra firme iniciem em janeiro, só estamos analisando ainda para definir qual a data de janeiro para o retorno das aulas nessas duas áreas”, explicou a secretária.
Logística e ensino híbrido
Para a retomada das aulas na próxima sexta-feira, o Setor de Merenda Escolar da Semed trabalhou nos últimos dias para abastecer as escolas, seguindo as orientações do cardápio definido pela equipe de nutricionistas, levando em consideração a realidade de cada escola.
As rotas do transporte escolar também já vão estar operando, onde é possível o tráfego de ônibus, no entanto, há polos escolares que vão precisar atender alguns alunos por meio do ensino híbrido, já que ainda existem casos onde o tráfego de veículos ainda não é possível.
Segundo a secretária de Educação, crianças que moram onde o trabalho de recuperação de ramal ainda não foi realizado e a entrada do veículo não é possível, terão atividades de maneira híbrida.
A escola vai tirar um dia da semana para enviar os professores até à comunidade. Lá vamos desenvolver as atividades. Nos dias em que o professor não for à comunidade, o aluno vai receber as atividades, fazer os exercícios e as leituras indicadas em casa e depois o professor vai acompanhar, orientando, explicando e fazendo as correções. Essa foi uma estratégia montada em conjunto com todos os diretores para poder os nossos alunos não ficarem sem atendimento e cumprirem os duzentos dias letivos”, detalhou.
Todas as mudanças no cronograma de atividades e as metodologias definidas para a continuidade das aulas na terra firme estão contidas em uma Nota Técnica encaminhada para o conhecimento do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e o Conselho Municipal de Educação.
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