
O Barco Hospital Walter Bártolo, pertencente ao Governo de Rondônia, naufragou por volta das 2h40 da madrugada desta quarta-feira (30), no município de Guajará-Mirim (RO), enquanto estava atracado às margens do rio Mamoré.
A embarcação, que realizava atendimentos de saúde a comunidades ribeirinhas e indígenas da região, estava vazia no momento do acidente.
Correnteza pode ter causado acidente
Segundo testemunhas, a força da correnteza teria arrastado a unidade, que acabou tombando. Equipamentos como freezer, geladeira e boias foram vistos flutuando no rio. Vídeos gravados no local mostram o barco parcialmente submerso.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e confirmou que não havia ninguém a bordo no momento do naufrágio.
Assista ao momento em que o Barco Hospital afunda no rio Mamoré:
Ver essa foto no Instagram
Missão havia sido concluída dois dias antes
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que o barco havia retornado de uma missão há dois dias, realizada em parceria com a Prefeitura de Guajará-Mirim.
Ainda segundo a pasta, todas as licenças, laudos e manutenções da embarcação estavam em dia.
A Polícia Militar e a Marinha do Brasil foram acionadas e estão conduzindo as investigações para apurar as causas do acidente.
Adquirido em 2016 por meio de uma compensação social da concessionária da Usina Hidrelétrica Jirau, a Energia Sustentável do Brasil (ESBR), o Barco Hospital Walter Bártolo custou cerca de R$ 4 milhões.
A embarcação era uma das principais ferramentas de atendimento à população ribeirinha dos rios Mamoré e Guaporé, no interior de Rondônia.
The post VÍDEO: Barco Hospital que atende ribeirinhos afunda no rio Mamoré em Guajará-Mirim (RO) appeared first on Portal Norte.