
Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu a abertura de um debate nacional sobre o fim da escala 6×1, modelo de jornada que prevê seis dias consecutivos de trabalho para um de descanso.
A declaração foi feita em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão na noite desta quarta-feira (30).
Segundo Lula, é hora de o Brasil repensar esse modelo da escala 6×1 para garantir mais equilíbrio entre o trabalho e o bem-estar da população.
Além disso, o presidente destacou a recuperação do mercado de trabalho. Segundo ele, desde o início de seu mandato, o país criou 3,8 milhões de empregos com carteira assinada.
“Saímos do maior para o menor desemprego da história. E atingimos o recorde histórico de pessoas empregadas”, disse.
Assista ao pronunciamento:
Pronunciamento: Dia do Trabalhador e da Trabalhadora pic.twitter.com/85sUY94nKR
— Lula (@LulaOficial) April 30, 2025
Isenção do Imposto de Renda
O presidente aproveitou ainda para mencionar o envio ao Congresso Nacional do projeto que isenta do Imposto de Renda quem ganha até R$ 5 mil.
A proposta cumpre uma promessa de campanha e, segundo Lula, busca tornar o sistema tributário mais justo.
“Agora é assim: quem ganha menos não paga, e quem ganha muito paga um valor justo”, declarou.
Governo promete responsabilizar fraudes no INSS
Lula também abordou o combate a fraudes contra aposentados e pensionistas. De acordo com ele, associações vêm cobrando valores indevidos desde 2019, sem autorização dos beneficiários.
O esquema foi identificado por meio de uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) em parceria com a Polícia Federal.
“Determinei à Advocacia-Geral da União que as associações que praticaram cobranças ilegais sejam processadas e obrigadas a ressarcir as pessoas que foram lesadas”, afirmou.
The post Lula defende debate sobre fim da escala 6×1, isenção do IR e punição por fraudes no INSS appeared first on Portal Norte.