Guardas envolvidos em tortura contra morador em situação de rua são presos em Manaus

Três guardas municipais acabaram presos nesta quinta-feira (1º), em Manaus, durante a operação Valentia, deflagrada pelo Ministério Público do Amazonas (MPAM) com apoio da Polícia Civil.

Eles são suspeitos de torturar um homem algemado dentro de um prédio abandonado no Centro da capital. O crime aconteceu no dia 12 de abril e com filmagem.

A investigação mira sete agentes da Guarda Municipal. Um deles, que aparece nas imagens desferindo golpes de cassetete contra a vítima imobilizada, se apresentou à polícia no sábado (26).

Ele afirmou que a agressão aconteceu após o homem tentar furtar um motor, mas admitiu que a vítima acabou não levada à delegacia nem identificada formalmente.

Momento das agressões.

Operação em andamento

O promotor Armando Gurgel Maia, titular da 60ª Proceapsp, informou que o MP expediu seis mandados de prisão e oito de busca e apreensão. As equipes já prenderam três dos guardas envolvidos até o momento.

Embora o crime tenha ocorrido no dia 12 de abril, o vídeo só começou a circular amplamente no dia 24. Após viralizar em redes sociais e aplicativos de mensagens. Além disso, as imagens também ganharam repercussão na imprensa local e nacional.

“O vídeo mostra um homem imobilizado, com os braços para trás, sendo brutalmente agredido com vários golpes de cassetete por um guarda municipal”, disse o promotor.

Por fim, a operação Valentia, o MP e a Polícia Civil buscam coibir a violência institucional e punir abusos cometidos por agentes públicos em Manaus. A investigação segue em andamento.

The post Guardas envolvidos em tortura contra morador em situação de rua são presos em Manaus appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.