Gilberto Waller Júnior substitui Alessandro Stefanutto em meio a escândalo de descontos irregulares em pensões e aposentadorias
Já está publicada no Diário Oficial da União a nomeação de Gilberto Waller Júnior como novo presidente do INSS. Ele foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para substituir Alessandro Stefanutto, que foi demitido em meio ao escândalo bilionário de descontos irregulares em pensões e aposentadorias.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Gilberto Waller Júnior é bacharel em ciências jurídicas e sociais e ingressou no INSS em 1988. O novo presidente do INSS ocupou os cargos de corregedor-geral do INSS de 2001 a 2004 e sub-procurador-geral entre 2007 e 2008.
>> Fraude bilionária no INSS: o Governo vai ressarcir os aposentados?
Ele também trabalhou na Corregedoria Nacional da União e foi ouvidor-geral de março de 2016 a 2019, além de corregedor-geral da União até 2023. Atualmente, ele ocupava o cargo de corregedor da Procuradoria-geral federal, na Advocacia-geral da União. A nomeação veio diretamente de Lula, que preferiu retirar a responsabilidade do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, chefe da pasta que vincula o INSS.

Fraude bilionária no INSS: o Governo vai ressarcir os aposentados?
A recente descoberta de uma fraude de R$ 6,3 bilhões no INSS gerou preocupação e revolta na sociedade. Muitos se perguntam: o Governo tem obrigação de devolver os valores desviados, especialmente os que…