Corredores protestam em Manaus após morte de atleta atropelado por motorista bêbado durante corrida de rua


Manifestação ocorreu neste domingo (4) pela manhã, no bairro Ponta Negra, na mesma região onde aconteceu o acidente. Corredores protestam em Manaus após morte de atleta atropelado por motorista bêbado durante corrida de rua
Leandro Guedes/Rede Amazônica
Corredores se reuniram, na manhã deste domingo (4), no bairro Ponta Negra, na Zona Oeste de Manaus, para protestar contra a falta de segurança no trânsito. A manifestação também foi realizada como forma de homenagem ao analista júnior Emanuel da Costa Fernandes, de 26 anos, que morreu após ser atropelado por um motorista bêbado durante uma corrida de rua, realizada na última quinta (1º), feriado do Dia do Trabalhador.
O acidente aconteceu por volta das 5h15, de quinta, na Avenida Coronel Teixeira, no bairro Ponta Negra, cerca de 15 minutos após a largada da 1ª Corrida Nacional do Sesi. Cinco corredores, dentre eles Emanuel, foram atingidos por um carro que invadiu o trajeto da competição. O estado de saúde atual das outras vítimas não foi divulgado.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Com balões brancos e cartazes, os manifestantes pediram mais respeito às leis de trânsito e cobraram providências para garantir a segurança de atletas e pedestres nas vias da cidade
O ato também foi marcado por homenagens a Emanuel Fernandes. Amigos, familiares e colegas de corrida relembraram a trajetória dele e exigiram justiça.
Após o acidente, Emanuel chegou a ser levado ao Hospital e Pronto-Socorro Dr. João Lúcio Pereira Machado, na Zona Leste, no entanto, na manhã de sexta (2), sua família foi informada de que ele não resistiu aos ferimentos. O jovem teve morte cerebral. Na tarde do sábado (3), familiares confirmaram o desligamento dos aparelhos o que mantinha vivo.
LEIA TAMBÉM: Atleta atropelado por motorista bêbado durante corrida de rua morre após ter aparelhos desligados, confirma família
Emanuel da Costa Fernandes, atleta atropelado e morto em corrida de rua em Manaus
Arquivo Pessoal
O atropelamento
Segundo a Polícia Militar, os atletas corriam pela faixa da esquerda da via, que estava isolada com cones para garantir a segurança do percurso, quando o carro, em alta velocidade, invadiu a pista e atingiu os participantes.
O motorista, Aleff Jardeu Oliveira Valente, de 29 anos, foi preso ainda no local e encaminhado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Todas as vítimas, do sexo masculino, receberam os primeiros socorros ainda no local por equipes médicas do Sesi e foram encaminhadas para hospitais da capital.
O delegado Ivo Martins informou que o teste de alcoolemia realizado no suspeito indicou 0,64 mg/l de álcool no sangue, quase o dobro do limite considerado crime de trânsito.
“O motorista vai responder por embriaguez ao volante e por lesão corporal cinco vezes, já que atingiu cinco pessoas”, afirmou o delegado Ivo Martins.
O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), manteve a prisão do motorista que atropelou os atletas durante a corrida de rua, após audiência de custódia na sexta-feira.
Manifestação de corredores no bairro Ponta Negra após morte de atleta
Leandro Guedes/Rede Amazônica
Cinco corredores são atropelados durante corrida do Dia do Trabalhador em Manaus
Adicionar aos favoritos o Link permanente.