
O Cardeal Dom Sérgio da Rocha apareceu na lista de favoritos para se tornar o novo papa. O cardeal já esteve em Porto Velho quando era arcebispo em uma missão de evangelização para colaborar com o projeto Missionário Norte 1.
De acordo com a igreja católica, o projeto é “um gesto concreto de comunhão e colaboração com as Igrejas na Amazônia das Igrejas do Sul 1”.
O projeto Missionário Norte 1 tem mais de 20 anos e já viveu aproximadamente 70 missionários e missionárias.
Brasileiros no Conclave
As chances de um papa do Brasil ser eleito são remotas. Veja quem são os sete brasileiros aptos para votar e serem votados, caso entrem na lista de candidatos a Papa, durante a reunião secreta na Capela Sistina(Vaticano) compondo o seleto grupo de 133 cardeais que escolherão o próximo Papa a partir da quarta-feira (7).
- Sérgio da Rocha, Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, 65 anos.
- Jaime Spengler, presidente da CNBB e arcebispo de Porto Alegre, 64 anos.
- Odílio Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos.
- Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, 74 anos.
- Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, 57 anos.
- João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília, 77 anos.
- Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, 74 anos.
Quem é Dom Sérgio?
Dom Sérgio da Rocha é um cardeal brasileiro nascido em 21 de outubro de 1959, em Dobrada, São Paulo. Ele é arcebispo de São Salvador da Bahia e primaz do Brasil desde 2020, nomeado pelo Papa Francisco.
Além disso, é membro do Conselho de Cardeais, grupo que auxilia o Papa na governança da Igreja Universal.
Dom Sérgio iniciou sua formação em Filosofia no Seminário de São Carlos (SP) e em Teologia no Instituto Teológico de Campinas (SP). Possui mestrado em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção (SP) e doutorado na mesma área pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
The post Cardeal cotado para ser papa, já realizou missão em Porto Velho; conheça sua trajetória appeared first on Portal Norte.