Met Gala 2025: entenda o tema e dress code desta edição


Lewis Hamilton, Pharrell Williams, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James serão copresidentes do evento, que acontece nesta segunda (5). Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James são os copresidentes do Met Gala 2025
AP Photo
O Met Gala 2025 acontece nesta segunda (5) e, desta vez, será uma celebração da alfaiataria e do estilo negro. O evento atrai celebridades da música, cinema e atletas de várias partes do mundo e arrecada fundos para o Costume Institute do Metropolitan Museum of Art, em Nova York.
O evento será transmitido no YouTube da Vogue americana a partir das 19h (horário de Brasília). Veja tudo que você precisa saber sobre o tema e o dress code do Met Gala 2025:
Tema da exposição
O tema do Met Gala é ligado à exposição do Costume Institute que, neste ano, é chamada “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: alfaiataria do estilo negro). Vale lembrar que o tema não é igual ao código de vestimenta, mas os dois geralmente estão relacionados.
Essa é a primeira exposição do Costume Institute em mais de duas décadas que é focada exclusivamente em moda masculina. É inspirada no livro “Slaves to Fashion: Black Dandyism and the Styling of Black Diasporic Identity”, de Monica L. Miller, de 2009.
O livro fala sobre um movimento cultural e estético intitulado “dandismo negro”. Segundo o Met, a exposição focará na “importância do estilo para a formação de identidades negras na diáspora atlântica, particularmente nos Estados Unidos e na Europa”.
Quem são os copresidentes?
Neste ano, os copresidentes do evento são Pharrell Williams, Lewis Hamilton, Colman Domingo, A$AP Rocky e LeBron James.
Já o comitê organizador do evento inclui Simone Biles, Spike Lee, Ayo Edebiri, Doechii, Usher, Tyla, Janelle Monáe e André 3000, a autora Chimamanda Ngozi Adichie e o dramaturgo Jeremy O Harris.
O que os convidados vão usar?
O dress code, ou código de vestimenta, é “tailored for you” (feito sob medida para você). Segundo a organização do evento, o código foi “propositalmente elaborado para fornecer orientação e convidar à interpretação criativa”.
Apesar da interpretação ampla do tema, a exposição de peças de alfaiataria e moda masculina podem inspirar os convidados ao pensar nos looks.
“Quero que pareça a noite de poder mais épica, um reflexo da resiliência negra em um mundo que continua a ser colonizado”, disse Pharrell Williams à Vogue.
Quem vai ao Met Gala?
A lista de convidados conta com cerca de 450 pessoas de alto perfil das áreas de tecnologia, esportes, arte, entretenimento e muito mais.
“É muito importante para mim ter pessoas negras e pardas bem-sucedidas de todos os tipos na sala: não apenas atletas, atores e atrizes, artistas, mas também autores, arquitetos e pessoas do mundo das fintech. Temos que investir uns nos outros. Temos que nos conectar, porque será preciso que todos unam a força da genialidade negra e parda em uma força sólida e confiável”, acrescentou Pharrell.
Met Gala 2024: os melhores looks dessa edição
Adicionar aos favoritos o Link permanente.