Acre lidera desmatamento ao redor de sítios arqueológicos e acende alerta sobre preservação na Amazônia

Desmatamento em queda no AM.

O estado do Acre ocupa o primeiro lugar em desmatamento no entorno de sítios arqueológicos no Brasil, de acordo com um levantamento inédito do projeto MapBiomas.

A pesquisa, baseada em dados georreferenciados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), revelou que quase 90% das áreas ao redor dessas zonas de patrimônio no estado foram impactadas pelo avanço do uso da terra nas últimas décadas.

O estudo analisou quase 28 mil sítios arqueológicos em todo o território nacional e apontou perdas expressivas de vegetação nativa em seus arredores. O Acre apresenta o maior percentual de degradação, seguido pelos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde mais de 75% das áreas próximas aos sítios também sofreram alterações.

De acordo com os pesquisadores, a vegetação nativa que cercava essas áreas no Acre caiu de 70% para apenas 10% ao longo dos últimos 40 anos.

A Amazônia, como um todo, registrou o maior aumento proporcional na perda de vegetação natural: em 1985, 19% das áreas no entorno dos sítios haviam sido desmatadas; já em 2023, esse número subiu para 47,5%.

Na década de 1980, mais da metade da faixa de 100 metros ao redor dos sítios arqueológicos brasileiros era composta por florestas, campos naturais e savanas. Já em 2023, menos de 42% dessas áreas ainda conservavam vegetação nativa, enquanto quase 50% estavam ocupadas por pastagens, lavouras e regiões urbanizadas.

Outro estudo divulgado pelo MapBiomas em outubro de 2024 reforçou a preocupação. Segundo o relatório, a expansão de pastagens foi a principal responsável pelo desmatamento da Amazônia entre 1985 e 2023.

Imagens de satélite revelaram que a área destinada a pasto cresceu 363% nesse período, saltando de 12,7 milhões para 59 milhões de hectares. Isso representa uma ampliação de 46,3 milhões de hectares em menos de quatro décadas. Em 2023, os pastos cobriam cerca de 14% de toda a floresta amazônica.

*Com informações do G1.

The post Acre lidera desmatamento ao redor de sítios arqueológicos e acende alerta sobre preservação na Amazônia appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.