Pesquisadores suíços estão trabalhando em um robô de entregas inteligente capaz de carregar e descarregar caixas sem a ajuda de humanos. Chamado de LEVA, o modelo suporta cargas de até 85 kg, pode percorrer diferentes terrenos e já ganhou seu primeiro protótipo funcional.
Entenda:
- Pesquisadores suíços estão desenvolvendo um robô de entregas inteligente que pode carregar e descarregar caixas de forma autônoma;
- Chamado de LEVA, o modelo conta com quatro pernas articuladas equipadas com rodas em vez de pés;
- As rodas podem ser travadas para que o robô suba escadas, meios-fios e superfícies acidentadas;
- Usando ganchos posicionados na parte debaixo do corpo, o LEVA se agarra às caixas e as leva para seu destino com a ajuda de sensores, câmeras e GPS;
- O robô inteligente já ganhou o primeiro protótipo funcional, mas ainda precisa passar por testes e melhorias.

O LEVA é um robô quadrúpede com um pequeno diferencial: em vez de pés, as extremidades de cada uma de suas pernas articuladas contam com uma roda motorizada. Esse detalhe, combinado a sensores, câmeras e GPS, permite que o LEVA ande e evite obstáculos de forma autônoma.
Leia mais:
- Aceita? Conheça o robô que faz hambúrguer na Califórnia
- Rebelião das máquinas? Robô humanoide tem ‘dia de fúria’
- Conheça Solix, o robô brasileiro do agronegócio
Robô de entregas pode subir escadas
Muito além de “rolar” por terrenos como calçadas, o robô LEVA também pode travar as rodas para subir escadas, meios-fios ou superfícies acidentadas. E, visto que cada roda é independentemente direcionável, o robô inteligente ainda consegue rolar diretamente para os lados. O LEVA pode ser visto em ação no vídeo abaixo:
Como o robô carrega caixas sozinho?
O LEVA possui, ao todo, cinco câmeras: quatro distribuídas em cada lado do corpo e uma na parte inferior do robô. Para pegar uma caixa, ele se posiciona sobre ela, dobra as pernas para se abaixar e, então, prende uma série de ganchos elétricos na parte superior da carga. A partir daí, começa sua jornada para levar a entrega ao destino final.

Apesar do protótipo, o robô LEVA ainda precisa passar por alguns testes e modificações, como escreve a equipe no site: “Embora o primeiro protótipo tenha sido concluído, muitos outros recursos precisam ser implementados antes que o LEVA possa ser colocado em funcionamento. Esperamos continuar desenvolvendo o LEVA para que seja um recurso valioso no setor de transporte de carga útil.”
O post Robô de entregas carrega e descarrega caixas sozinho; veja apareceu primeiro em Olhar Digital.