Deputado tem mandato suspenso após atacar Gleisi Hoffmann; saiba o que ele disse

Xingamento à ministra da SRI gera suspensão de mandato de deputado.

Por meio do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, a Câmara dos Deputados afastou na última terça-feira (6) o deputado federal Gilvan da Federal (PL-ES) do mandato por três meses por 15 votos a quatro. 

Ele foi representado pela direção da Casa por “declarações ofensivas, difamatórias e desonrosas” contra a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann.

O episódio aconteceu no último dia 29, durante reunião da Comissão de Seguraça Pública e Combate ao Crime Organizado, quando o deputado chamou a ministra de “prostituta do caramba”. 

O relator do caso, deputado Ricardo Maia (MDB-BA) considerou a postura de Gilvan incompatível com o que é proposto na Casa. Para ele, a fala usada vai além de divergência política, ultrapassando a liberdade de expressão.

“Ataques pessoais e desqualificação moral, por meio de termos ofensivos e desrespeitosos, que ferem a dignidade das autoridades atingidas e comprometem os valores institucionais da Câmara dos Deputados”, disse. 

Deputado Ricardo Maia (MDB-BA), relator do caso Gilvan da Federal. Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

A decisão ainda entende que a punição é uma medida cautelar proporcional e necessária para conter abusos que “afrontam a função representativa, desmoralizam o Parlamento e ameaçam a integridade do projeto legislativo”. 

Guerra de poderes

Nas redes sociais, o parlamentar diz que quando puder retornar aos trabalhos, vai voltar mais forte do que nunca e aproveitou para expressar a guerra existente entre direita e esquerda. 

“Se a minha punição servir para que deputados e deputadas da esquerda parem de ofender o presidente Jair Bolsonaro e servir para dar paz, que assim seja. Eu sou um homem honrado e vou ser punido de cabeça erguida”, manifestou. 

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Gilvan da Federal (@gilvandafederal)

Relembre

As polêmicas com Gilvan não começaram de agora com a ministra. No começo de abril, ele fez defesa para que o presidente Lula (PT) morra.

“Por mim, eu quero mais é que o Lula morra! Eu quero que ele vá para o quinto dos infernos! É um direito meu. Não vou dizer que vou matar o cara, mas quero que ele morra! Nem o diabo quer o Lula. É por isso que ele está vivendo aí”, disse à época.

The post Deputado tem mandato suspenso após atacar Gleisi Hoffmann; saiba o que ele disse appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.