
O novo papa da Igreja Católica foi escolhido nesta quinta-feira (8), após a confirmação da tradicional fumaça branca que sinaliza o consenso entre os cardeais reunidos no conclave, na Capela Sistina, no Vaticano.
O pontífice adotará o nome Leão XIV. O anúncio foi feito em latim pelo cardeal Dominique Mamberti, seguindo o protocolo da Igreja: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam” (“Anuncio-vos uma grande alegria: temos um papa”).
Afinal, quem foi Leão XIII? O ex-chefe da Igreja Católica foi o último a usar o nome antes do atual papa. Confira abaixo:
Quem foi o Papa Leão XIII?
Assim que assumiu o papado, Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi, o Leão XIII buscou promover o diálogo entre a Igreja Católica e o mundo moderno.
Ele reafirmou a doutrina escolástica, defendeu a compatibilidade entre ciência e religião, e incentivou o estudo da obra de Tomás de Aquino.
Além disso, o pontífice também autorizou o acesso de pesquisadores ao Arquivo Secreto do Vaticano e reativou o Observatório do Vaticano, com o objetivo de demonstrar o apoio da Igreja ao desenvolvimento científico.

Durante seu pontificado, Leão XIII atuou para restabelecer a estabilidade institucional da Igreja, abalada após o governo de Pio IX.
Com habilidades diplomáticas e intelectuais, ele trabalhou para recuperar o prestígio da instituição após a perda dos Estados Papais.
Ademais, dedicou-se ainda à aproximação com a classe trabalhadora, diante das transformações sociais e do avanço de ideologias anticlericais e socialistas na Europa.
Reconhecimento
Apesar de não adotar posturas radicais em temas teológicos ou políticos, contribuiu para reinserir a Igreja na vida pública europeia.
Foi reconhecido por sua atuação diplomática, tendo melhorado as relações com países como Império Russo, Alemanha, França, Reino Unido e Irlanda.
Entre outras ações, firmou acordos em 1896 que facilitaram a nomeação de bispos. Durante a quinta pandemia de cólera, em 1891, determinou a construção de um hospício dentro do Vaticano, posteriormente demolido em 1996 para a construção da Domus Sanctae Marthae.
Por fim, Leão XIII foi também o primeiro papa a ser registrado em vídeo. Seus hábitos pessoais incluíam o consumo moderado de carne e o uso do tônico Vin Mariani, à base de vinho e folhas de coca, produto que chegou a endossar publicamente.
The post Quem foi o Papa Leão XIII? Conheça o primeiro pontífice gravado em vídeo da história appeared first on Portal Norte.