
Nesta quinta-feira (8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, felicitou o novo papa Leão XIV. Além disso, disse estar ansioso para conhecê-lo. Robert Francis Prevost se chamará Leão XIV e é o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica. Trump publicou a mensagem em sua rede social oficial.
Donald Trump elogiou a escolha do cardeal Robert Francis Prevost, agora papa Leão XIV, destacando o orgulho de ver um cidadão dos EUA assumir o papado. “É uma grande emoção e uma honra imensa para o nosso país”, escreveu ele.
Em seguida, o presidente afirmou que está ansioso para conhecer o novo papa pessoalmente. “Será um encontro marcante”, comentou Trump.
Quem é Leão XIV, o primeiro papa norte-americano

Robert Francis Prevost nasceu em Chicago e tem 69 anos. Então, com sua eleição, se tornou o primeiro papa vindo dos Estados Unidos e também o primeiro pontífice de uma nação onde a maioria da população é protestante.
Apesar de ser americano, Prevost trilhou boa parte de sua missão religiosa na América Latina, principalmente no Peru. Lá, ganhou destaque até alcançar postos importantes dentro do Vaticano.
Antes de ser escolhido como papa, ele ocupava dois cargos relevantes: liderava o Dicastério para os Bispos, que cuida da nomeação de bispos, e presidia a Comissão Pontifícia para a América Latina.
Prevost tem um estilo reservado e evita aparecer em público ou dar entrevistas com frequência. Mesmo assim, é conhecido por seu espírito reformista e por seguir os passos de abertura promovidos pelo papa Francisco.
Sua formação é sólida. Ele ingressou na vida religiosa aos 22 anos e se formou em teologia pela União Teológica Católica de Chicago. Aos 27, seguiu para Roma, onde estudou direito canônico na Universidade de São Tomás de Aquino.
O primeiro papa norte-americano foi ordenado padre em 1982 e, dois anos depois, iniciou sua missão no Peru. Atuou nas cidades de Piura e Trujillo por cerca de dez anos, período em que viveu sob o regime de Alberto Fujimori. Durante esse tempo, chegou a exigir publicamente pedidos de desculpas por abusos cometidos no governo.
The post Após anúncio de 1º papa norte-americano, Trump informa: ‘Não vejo a hora de conhecê-lo’ appeared first on Portal Norte.