Matemático e seguidor de Santo Agostinho: a doutrina do cardeal Prevost, papa Leão XIV

Papa Leão XIV foi eleito no conclave encerrado em 8 de maio de 2025. Foto: Vatican News

O papa Leão XIV, eleito em um conclave que durou menos de dois dias, de 7 a 8 de maio de 2025, é matemático formado pela Universidade de Villanova, na Pensilvânia, Estados Unidos, seu pais natal. Seu nome de batismo é Robert Francis Prevost.

A formação científica do cardeal Prevost pode explicar a escolha pelo nome Leão. O último papa a se chamar Leão foi Leão XIII, nascido na nobreza italiana com o nome de Vincenzo Gioacchino Raffaele Luigi Pecci-Prosperi-Buzzi.

Leão XIII incentivou o entendimento entre a Igreja e o mundo moderno. Afirmava que ciência e religião coexistem, exigiu o estudo de São Tomás de Aquino nos seminários e abriu o Arquivo Secreto do Vaticano para pesquisadores qualificados.

São Tomás de Aquino

E quem era São Tomás de Aquino (1225-1274), um dos maiores teólogos da Igreja Católica? Tomás de Aquino foi um pensador católico medieval que buscava a síntese entre a fé cristã e a razão aristotélica.

Sua filosofia era conhecida como tomismo e seu maior legado é a defesa de que o conhecimento da verdade pode ser alcançado tanto pela fé quanto pela razão. 

São Tomás de Aquino, retratado por Gentile da Fabriano. Foto: Wikimedia Commons

O papa Leão XIV tem diploma de teologia pela Catholic Theological Union of Chicago e estudou em Roma na Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino.

Santo Agostinho

O novo papa é agostiniano, segue a doutrina de Santo Agostinho, outro grande pensador da história do cristianismo, que inspirou a obra e o pensamento de São Tomás de Aquino. Agostinho de Hipona foi um bispo que viveu no século IV no norte da África e fundou uma comunidade monástica baseada na vida comum, na oração e no estudo.

Santo Agostinho tinha entre seus princípios a busca interior por Deus, através da oração, da meditação e do autoconhecimento. Também pregava o amor, a caridade, o serviço dos pobres e o perdão.

Outro grande esteio da filosofia agostiniana é que a razão ilumina a fé. Santo Agostinho era profundo conhecedor dos grandes filósofos gregos, como Platão e Aristóteles.

Retrato de Santo Agostinho, por Philippe de Champaigne, século XVII. Foto: Wikimedia commons

Os agostinianos valorizam o estudo e o pensamento crítico. E pregam que a justiça é a expressão concreta do amor cristão.

Para entender um pouco mais sobre esses pensadores

As obras de Santo Agostinho são de domínio público e estão disponíveis para download em vários sites de estudos cristãos. Entre as mais famosas estão Confissões (Confessiones, 397), que é sua autobiografia; Da Trindade (De Trinitate, 400-416, 15 volumes); e A cidade de Deus (De Civitate Dei, 413-426), sua obra mais conhecida.

Obras de São Tomás de Aquino produziu mais de 60 livros e entre os mais famosos estão Onze Lições Sobre a Virtude, Suma Teológica e O Ente e a Essência.

The post Matemático e seguidor de Santo Agostinho: a doutrina do cardeal Prevost, papa Leão XIV appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.