Papa Leão XIV: entenda ligação do nome do papa com combate às heresias e defesa da igreja

Leão XIV escolheu um nome que tem bastante representatividade para a igreja. Foto: AFP

Ao escolher o nome Leão XIV, o novo papa retoma um legado e sinaliza um compromisso com a defesa dos valores da Igreja. Afinal, a relação entre o nome Leão e a história da Igreja está fortemente ligada a São Leão I, também conhecido como São Leão Magno.

Reconhecido por combater heresias e proteger a doutrina cristã no século V, ele foi símbolo de firmeza em tempos de crise. O leão, associado à força e ao poder, tornou-se representação de sua postura como defensor da fé.

Além disso, após a eleição de Leão XIV, a Igreja na Amazônia sinalizou que recebeu o novo papa com entusiasmo e esperança. De acordo com a Arquidiocese de Manaus, a escolha do cardeal Robert Prevost representa “um pontificado comprometido com pontes e não com muros”.

Por que o nome escolhido por Leão XIV representa combate à heresias?

São Leão Magno, o primeiro dos leões, combateu heresias e isso ficou como marca do seu papado. Entre os principais desafios enfrentados por São Leão Magno durante seu papado esteve o combate ao monofisismo.

Ou seja, uma doutrina considerada herética pela Igreja, que negava a plena humanidade de Cristo. Os defensores dessa ideia sustentavam que Jesus possuía apenas a natureza divina, contrariando o ensinamento de que Ele é, ao mesmo tempo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.

A resposta firme de Leão, especialmente por meio de seu escrito conhecido como Tomo a Flaviano, foi fundamental para a condenação da heresia no Concílio de Calcedônia, em 451.

Concílio de Calcedônia

Ao convocar o Concílio de Calcedônia, São Leão I reafirmou a doutrina da união hipostática de Jesus Cristo. Assim, condenou a heresia monofisita.

Qual o simbolismo do leão?

O leão é amplamente conhecido como o “rei da selva”. Além disso, o animal costuma ser representação de força, poder e autoridade. Dentro do contexto religioso, o leão também é associado a esses símbolos.

Uma das representações mais simbólicas do leão no contexto religioso é quando o leão é usado para representar Jesus Cristo. Na Bíblia, por exemplo, no livro de Apocalipse, no capítulo 5 e versículo 5, Jesus é referido como o “Leão da tribo de Judá”.

Dessa forma, o leão simboliza defesa e proteção, que tem forte relação como papel de São Leão Magno na defesa da fé e da igreja.

The post Papa Leão XIV: entenda ligação do nome do papa com combate às heresias e defesa da igreja appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.