Papa Leão XIV não foi acusado de pedofilia: saiba o que é verdade e o que é falso

papa leão XIV pedofilia

Circula nas redes sociais a alegação de que o papa Leão XIV, novo líder da Igreja Católica, estaria envolvido em casos de pedofilia.

No entanto, a informação é falsa. O pontífice, cujo nome de batismo é Robert Francis Prevost, não responde a nenhuma acusação formal de abuso sexual.

Entenda a origem da confusão

A desinformação sobre pedofilia tem como base um caso ocorrido na Diocese de Chiclayo, no Peru, onde Leão XIV atuava antes de ser eleito papa.

Na época, dois padres ligados à diocese foram denunciados por abusos sexuais cometidos contra menores de idade.

As alegações contra o papa surgiram após a divulgação de que uma das vítimas teria tentado contato com ele em 2020, mas que o encaminhamento formal ao Vaticano só teria ocorrido dois anos depois, em 2022.

Acusação de acobertamento é contestada pela diocese

Diocese de Chiclayo, no Peru – Foto: Alberto Pizzoli/AFP

Embora algumas publicações afirmem que o pontífice teria tentado acobertar os crimes, a Diocese de Chiclayo nega essa versão.

Em nota, a instituição defende que Leão XIV seguiu os trâmites previstos pela Igreja Católica, encaminhando a denúncia às autoridades eclesiásticas conforme exigido.

Um dos padres investigados foi afastado preventivamente e o outro já havia deixado suas funções por motivos de saúde.

O Vaticano ainda não concluiu a investigação do caso, que permanece em análise desde a denúncia formal em 2022.

Tentativa de associação com outro caso sem relação

Além do episódio ocorrido na diocese peruana, conteúdos enganosos têm usado outras notícias sobre religiosos investigados por abusos para tentar associá-los ao papa Leão XIV.

No entanto, esses casos envolvem outras figuras da Igreja e não têm qualquer vínculo com o novo pontífice.

Portanto, não existe, até o momento, nenhuma denúncia formal, processo judicial ou investigação que acuse diretamente o papa Leão XIV de abuso sexual.

A associação entre seu nome e casos de pedofilia é fruto de interpretações distorcidas e da propagação de desinformação nas redes.

Com informações do Aos Fatos

The post Papa Leão XIV não foi acusado de pedofilia: saiba o que é verdade e o que é falso appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.