Olhar Espacial mergulha nos oceanos extraterrestres que podem abrigar a vida

A busca por vida além da Terra é uma das questões mais antigas e desafiadoras da ciência. Será que estamos sozinhos no vasto cosmos ou existem outras formas de vida, talvez em planetas distantes ou luas oceânicas?

O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (9), vai explorar os mistérios da vida extraterrestre e discutir as principais evidências e os métodos utilizados na busca por vida fora da Terra. Vamos mergulhar nos oceanos cósmicos e descobrir como a oceanografia e a astronomia se unem nessa busca fascinante.

Representação artística de uma das fontes termais da lua oceânica Encélado, da Saturno, um dos locais mais promissores para abrigar vida fora da Terra. Crédito: Jurik Peter – Shutterstock

De que forma a vida surgiu na Terra e como essa história pode nos guiar na procura por vida em outros planetas? Quais são os ingredientes essenciais para a vida como a conhecemos e como podemos detectá-los em exoplanetas e luas distantes? E quais são as descobertas mais promissoras que já fizemos até agora, desde as rochas carbonáticas em Marte até a detecção de gás dimetilsulfureto em K2-18b pelo Telescópio Espacial James Webb?

Leia mais:

  • Planeta gigante orbitando estrela morta é o mais frio já detectado
  • Comprovar vida extraterrestre exige muito mais que detectar sinais
  • Vida alienígena pode existir em planetas ao redor de estrelas mortas

A convidada desta edição é a divulgadora científica e analista de dados Jacqueline Sibuya, também conhecida como Blu, acadêmica em Oceanografia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), que está à frente do canal Blu Ciência, presente no YouTube, Instagram e TikTok.

O Programa Olhar Espacial desta sexta-feira (9) recebe Jacqueline Sibuya. Crédito: Arquivo pessoal

Como assistir ao Programa Olhar Espacial

Apresentado por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia – APA; membro da SAB – Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros – BRAMON e coordenador nacional do Asteroid Day Brasil, o programa é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h (horário de Brasília), pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), LinkedIn e TikTok.

O post Olhar Espacial mergulha nos oceanos extraterrestres que podem abrigar a vida apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.