
Cinco meses após o presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, prometer “deter” o que chamou de “loucura transgênero”, o Departamento de Defesa norte-americano (Pentágono) iniciou a retirada de cerca de mil militares do Exército que se identificam como transgêneros.
A medida segue diretriz emitida nesta sexta-feira (9). Ela também estipula que, aqueles que ainda não se manifestaram publicamente sobre gênero, possuem 30 dias para voluntariamente saírem da Forças Armadas, com autoidentificação.
O ato segue decisão da Suprema Corte Americana da última terça-feira (6), em que restringe a presença de pessoas trans no serviço militar. O Pentágono ainda disse que fará estudos de prontuários médicos em busca de integrantes com disforia de gênero que ainda não tenham se manifestado .
O que é a tal disforia?
Disforia de gênero é um sentimento de angústia e desconforto que surge quando a identidade de gênero de uma pessoa não se alinha com o sexo atribuído ao nascer.
Como foi a fala de Trump que ocasionou o movimento?
À época, o presidente norte-americano disse:
“Assinarei ordens executivas para acabar com a mutilação sexual infantil e tirar os transgêneros do Exército e das nossas escolas dos ensinos fundamental e médio”.
O discurso foi feito durante conferência em um ato para jovens conservadores em Phoenix, em Arizona.
*Com informações de O Globo e G1
The post Governo Trump cumpre promessa e começa a expulsar militares trans do Exército dos EUA appeared first on Portal Norte.