Alesc participa de ato de oficialização do Programa Educando Cidadãos

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) oficializou nesta quarta-feira o Programa Educando Cidadãos, em ato realizado na sede do órgão, em Florianópolis. Lançada no ano passado, a iniciativa conta com a participação de 60 parceiros públicos e privados, entre eles a Assembleia Legislativa, que foi representada no ato pelo deputado Mário Motta (PSD).

O objetivo do programa, idealizado pelo promotor de Justiça Affonso Ghizzo Neto, é criar uma nova cultura de controle social, com a formação de cidadãos ativos e conscientes para atuação preventiva e estratégica no combate à corrupção. Para isso, busca disseminar em rede, em todo o sistema de ensino, o conteúdo pedagógico do projeto, fundamentado nas constatações teóricas e evidências empíricas comprovadas nos exemplos de casos práticos de sucesso pelo mundo, adaptadas à realidade catarinense.

No ato de oficialização, assinado pela procuradora-geral de Justiça, Vanessa Cavallazzi, Ghizzo Neto foi nomeado coordenador-geral do programa. “A adesão do Ministério Público não é por acaso. Hoje, nós estamos não dando um ‘up’, mas agregando com aquele que tem em seu DNA o servir à sociedade. É papel do Ministério Público servir à sociedade. Mais do que o judicial, está no extrajudicial, na infância e juventude, no meio ambiente, nos direitos humanos, no nosso contato com a sociedade. Ali a gente se legitima”, afirmou.

Um dos próximos passos do programa será formular ações que possam ser adotadas pelas promotorias de Justiça do estado, replicando as boas ações que vierem a ser desenvolvidas pelas promotorias e adaptando-as às peculiaridades de cada região.

Fonte: ALESC – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

O post Alesc participa de ato de oficialização do Programa Educando Cidadãos apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.