Lula afirma ressarcimento a aposentados por descontos irregulares no INSS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu que aposentados e pensionistas prejudicados por descontos não autorizados na folha de pagamento do INSS serão ressarcidos.

A declaração aconteceu neste sábado (10), durante entrevista em Moscou, onde Lula participa das comemorações pelos 80 anos da vitória da União Soviética na Segunda Guerra Mundial.

Lula ressaltou que o governo não quer transformar o caso em “pirotecnia”, mas investigar com seriedade para identificar os responsáveis pelo esquema que operava desde 2019.

“Esse dinheiro estava no bolso do aposentado quando alguém pediu para descontar do salário dele. Foi um assalto aos aposentados e pensionistas deste país”, afirmou o presidente.

Sede da Previdência Social. – Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Descoberta de fraude

A Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) desmontaram o esquema após uma megaoperação deflagrada no dia 23 de abril.

Segundo a investigação, associações e sindicatos usavam acordos de cooperação com o INSS para aplicar os descontos sem autorização dos beneficiários.

O novo presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, anunciou que, a partir da próxima terça-feira (13), o instituto vai notificar cerca de 9 milhões de beneficiários pelo aplicativo Meu INSS e pela Central 135.

Gilberto Júnior. – Foto: Reprodução/ Wilson Dias/ Agência Brasil.

As associações envolvidas terão 15 dias para comprovar a autorização dos descontos. Caso contrário, deverão devolver os valores ao INSS, que realizará o ressarcimento.

Investigação no INSS

A Advocacia-Geral da União (AGU) já pediu o bloqueio de mais de R$ 2,5 bilhões em bens dos envolvidos. A medida visa garantir a reparação aos prejudicados.

O INSS também suspendeu temporariamente os acordos de cooperação com todas as entidades envolvidas.

A investigação revelou que os descontos começaram a aumentar em 2016, chegando a R$ 2,8 bilhões em 2024. Nesse período, o INSS recebeu mais de 1 milhão de reclamações de beneficiários que alegaram não ter autorizado as cobranças.

O caso segue sob apuração da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM – Palmas).

The post Lula afirma ressarcimento a aposentados por descontos irregulares no INSS appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.