Congresso tem semana de recesso informal com viagens de Motta e Alcolumbre


Presidente da Câmara dos Deputados vai a Nova York para agenda com empresários e chefe do Senado acompanha Lula em viagem à China. O Congresso terá mais uma semana esvaziada com as viagens dos presidentes da Câmara e do Senado ao exterior.
Fachada do Congresso Nacional
Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), está nos Estados Unidos, enquanto o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), acompanha o presidente Lula em viagem oficial à China.
Motta viajou na sexta-feira para os Estados Unidos e cumpre agenda no exterior durante a semana, retornando ao Brasil na quinta-feira (15).
Nesta terça (13), ele participa de encontro de empresários promovido pelo LIDE, no Harvard Club, e depois participa de outros dois eventos promovidos por jornais brasileiros em Nova York.
Também são esperados no evento o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso,e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, entre outros.
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Bruno Spada/Câmara dos Deputados
As sessões do plenário da Câmara foram canceladas e poucas comissões terão funcionamento, apenas para realização de audiências públicas. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal comissão da Casa, também vai ficar parada nesta semana.
A única exceção na Câmara é a Comissão de Desenvolvimento Econômico que pretende realizar votações na terça-feira (13), mas, com a expectativa de baixo quórum, a reunião também pode ser cancelada.
Este é o primeiro recesso informal da Câmara no ano. Mesmo com a ausência de Motta em outras oportunidades, o plenário funcionou com a votação de matérias consensuais e em regime remoto.
Senado
No Senado, estão programadas sessões do plenário e também reuniões das chamadas comissões temáticas. Apesar disso, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), principal comissão da Casa, não funcionará nesta semana.
Presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (União-AP).
Jefferson Rudy/Agência Senado
No plenário, estão na pauta duas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) que não devem gerar maiores discussões entre os parlamentares.
Uma delas inclui na como princípios fundamentais na Carta Magna a garantia de educação inclusiva em todos os níveis. A outra trata sobre a competência para legislar a respeito da proteção ao idoso.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.