Chuvas acima da média fazem rios subirem em Roraima e tendência é de mais precipitação até julho, diz Femarh

Boletim hidrometereológico da Femarh destaca chuvas e cheia nos rios de Roraima

As chuvas intensas em Roraima nas primeiras semanas de maio já impactam o volume dos principais rios do estado.

De acordo com o boletim da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), os rios de Roraima estão em elevação e a previsão é de que o alto volume de precipitação continue nos próximos meses.

Além disso, o levantamento destaca que o acumulado de chuvas em Boa Vista chegou a 181,4 mm apenas nos primeiros dias de maio.

Em abril, o volume já havia sido expressivo, com 326,3 mm registrados. A previsão é de que as chuvas continuem acima da média nos próximos meses, especialmente nas regiões norte e noroeste do estado.

Impacto das chuvas na elevação dos rios em Roraima

A intensificação das chuvas já impacta diretamente o nível dos rios em diferentes pontos de Roraima. O boletim aponta que o Rio Branco em Boa Vista subiu de 273 cm para 510 cm na primeira semana de maio.

Outros pontos de medição também registraram aumento, como em Caracaraí, onde o nível do rio passou de 409 cm para 519 cm, e em Caracaranã, com elevação de 160 cm para 252 cm.

Nível dos rios em Roraima – Foto: Divulgação/ Femarh

Previsão para os próximos meses

A tendência, segundo a Femarh, é que o volume de chuvas continue alto até julho, com temperaturas variando entre 24°C e 30°C e umidade relativa do ar entre 70% e 100%.

O tempo deve permanecer nublado a parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas e trovoadas isoladas em todo o estado.

Redução de queimadas e recuo da seca

Contudo, com o avanço das chuvas, o número de queimadas caiu drasticamente em Roraima.

Até o dia 12 de maio, foi registrado apenas um foco de calor, número bem abaixo da média histórica para o período.

No total acumulado de 2025, o estado soma 884 focos, enquanto a média histórica é de 2.177.

O cenário também influenciou positivamente no recuo da seca fraca (nível S0) que atingia o sul do estado, indicando melhora na disponibilidade hídrica e nas condições ambientais.

Focos de fogo em Roraima – Foto: Divulgação/ Femarh

The post Chuvas acima da média fazem rios subirem em Roraima e tendência é de mais precipitação até julho, diz Femarh appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.