
Começa nesta terça-feira (13) uma nova etapa de pagamentos para trabalhadores que utilizam o Caixa Tem para movimentar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Com a mudança nas regras do saque-aniversário, passa a ser permitido o acesso ao saldo total do fundo em caso de demissão sem justa causa.
A medida, anunciada pelo governo federal em agosto de 2024, entra agora em vigor e deve beneficiar mais de 8 milhões de trabalhadores. A principal novidade é que, mesmo quem optou pelo saque-aniversário — que antes bloqueava parte dos recursos em caso de demissão — poderá retirar o valor integral do FGTS.
Até então, quem aderia ao saque-aniversário ficava impedido de retirar o saldo completo do fundo em casos de desligamento involuntário.
Liberação de saques pelo Caixa Tem
Para os usuários do aplicativo Caixa Tem nascidos em maio, os saques já estão liberados desde o dia 2 e seguem disponíveis até 31 de julho.
A movimentação pode ser feita diretamente pelo app, sem necessidade de ir até uma agência. A expectativa é que a praticidade incentive ainda mais o uso da plataforma digital.
A Caixa Econômica Federal recomenda que os trabalhadores utilizem esse prazo para se organizarem financeiramente e definirem a melhor destinação para os recursos — seja para pagar dívidas, investir ou lidar com emergências.
Calendário do saque-aniversário do FGTS em 2025
Veja as datas de liberação conforme o mês de nascimento:
- Nascidos em maio: de 2 de maio a 31 de julho de 2025
- Nascidos em junho: de 2 de junho a 29 de agosto de 2025
- Nascidos em julho: de 1º de julho a 30 de setembro de 2025
- Nascidos em agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro de 2025
- Nascidos em setembro: de 1º de setembro a 28 de novembro de 2025
- Nascidos em outubro: de 1º de outubro a 30 de dezembro de 2025
- Nascidos em novembro: de 3 de novembro a 30 de janeiro de 2026
- Nascidos em dezembro: de 1º de dezembro a 27 de fevereiro de 2026
The post FGTS: Caixa libera novos saques a partir desta terça (13); veja quem tem direito appeared first on Portal Norte.