O botão “Estou com sorte” do Google pode estar com os dias contados. De acordo com o site gringo The Verge, o recurso, que existe desde os primórdios da ferramenta de busca, deve ser substituído pelo novo Modo IA da big tech.
O assunto ganhou força nas redes sociais nos últimos dias, com uma série de prints mostrando a mudança. De acordo com o Google, a novidade aparece apenas para usuários do ambiente experimental Labs.
Leia mais
- Perplexity zoa Google em novo anúncio sobre IA; assista
- Google pode se inspirar nas redes sociais para deixar a busca mais segura
- ChatGPT ou Google: qual o melhor buscador?
Vale destacar que não há garantia de que a opção “Estou com sorte” será oficialmente substituída pelo Modo IA. Vai depender muito do feedback dos usuários. A experiência, no entanto, já começou – e a minha impressão é de que ela tem tudo para se consolidar.
Você já usou o botão “Estou com sorte”?
- Posso estar enganado, mas aposto que a maioria dos leitores deste texto nunca usou o recurso.
- Ou, se usou, viu que não era nada demais e ele caiu no esquecimento.
- O botão “Estou com sorte” redireciona o usuário para a página mais relevante da pesquisa.
- Eu fiz alguns testes agora e, na maioria das vezes, ele me encaminhou para a Wikipedia.
- Nada contra a Wikipedia (pelo contrário), mas eu considero esse botão como algo limitador.
- Ele pode até ser útil quando a pessoa está com pressa, mas não custa nada olhar a lista com várias opções de links.
- Como dissemos lá em cima, o “Estou com sorte” existe há muito tempo, desde o final da década de 1990.
- Caso a mudança se confirme, o Google dá mais um indício de que vai focar bastante seus esforços nas tecnologias de Inteligência Artificial.

Como vai funcionar esse Modo IA?
Em postagem em seu blog oficial, o Google explica que o Modo IA pode responder a perguntas complexas, como essa: “qual é a diferença nos recursos de monitoramento do sono entre um anel inteligente, um smartwatch e um tapete de monitoramento?”
No modo tradicional, o buscador te entregará alguns links sobre palavras-chave dentro do assunto. O Modo IA, por sua vez, vai criar uma resposta elaborada de acordo com várias pesquisas no web. Algo como se você estivesse conversando com um chatbot.
Vale destacar que o Modo IA tem algumas diferenças em relação ao recurso “Visões Gerais de IA” – que é bastante útil também. O primeiro vem nesse formato de conversa. Já o segundo entrega uma resposta imutável.
Se você tem interesse em participar dos testes, basta aderir ao Google Labs. O Olhar Digital te dá um passo a passo sobre como fazê-lo neste outro texto.
As informações são do The Verge.
O post Google pode trocar o botão “Estou com sorte” por Modo IA apareceu primeiro em Olhar Digital.