Uma antiga ilha submersa localizada no Oceano Atlântico pode mudar a compreensão sobre a história do Brasil. Além disso, pode representar a extensão das fronteiras marítimas brasileiras, o que resultaria em importantes benefícios econômicos para o nosso país.
Estamos falando da Elevação Grande Rio, um planalto vulcânico que fica a cerca de 1.200 quilômetros de distância da costa brasileira. Com uma área equivalente a da Islândia, esta ilha está a cerca de 650 metros abaixo da superfície do oceano.
Solo é semelhante ao encontrado em partes do território brasileiro
- A Elevação do Grande Rio foi formada há cerca de 80 milhões de anos a partir de um intenso vulcanismo que surgiu abaixo da dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul.
- À medida que a atividade vulcânica diminuiu, o planalto derivou para o oeste e afundou.
- No entanto, há cerca de 40 milhões de anos, a atividade vulcânica teve um último suspiro na porção ocidental da elevação.
- E foi justamente nessa região, em meio a lava solidificada, que pesquisadores encontraram camadas incomuns de argila vermelha semelhante a solos tropicais, algo que não deveria estar no fundo do mar.
- Análises posteriores confirmaram que o solo da ilha possui coloração avermelhada, semelhante à encontrada em partes do território brasileiro.
- Isso levanta a hipótese de que a ilha possa ter sido habitada ou visitada por povos originários em tempos remotos.

Leia mais
- Ilha submersa do tamanho da Islândia encontrada na costa do Brasil
- O Brasil acaba de ganhar uma Alemanha em território marítimo
- Ilha turística brasileira recebe título de área de conservação de morcegos
Importância econômica da ilha
A relação entre a ilha e o território brasileiro não é importante apenas historicamente, mas também geopoliticamente. Isso porque o governo do Brasil usou estas descobertas científicas para reivindicar, em 2018, a extensão de suas fronteiras marítimas para a região.
O pedido está sendo avaliado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e não há uma previsão para a tomada de uma decisão sobre o assunto. Caso a área seja oficialmente incorporada ao território brasileiro, o país poderá ampliar sua Zona Econômica Exclusiva (ZEE) no Atlântico Sul.
Isso significaria que o Brasil poderia explorar recursos naturais valiosos presentes na Elevação do Grande Rio, como ferro e manganês. Algo que, sem dúvida, seria de importante valor econômico para o país. As informações são do Diário do Litoral.
O post Ilha gigante perdida no Atlântico pode alterar a economia do Brasil – entenda o motivo apareceu primeiro em Olhar Digital.