Guerra dos chips: governo Trump confirma mudança em regras globais

O governo Trump anunciou a revogação da “Regra de Difusão de IA” criada na gestão Biden e planeja adotar um modelo de acordos bilaterais para exportação de chips de inteligência artificial. As informações são da Bloomberg.

A iniciativa surge após críticas de aliados e grandes empresas americanas, como Nvidia e Oracle, que alegaram que os níveis amplos de restrição prejudicariam parcerias e negócios fora da China.

Além de anular o esquema de três categorias de acesso para países compradores de semicondutores, o Departamento de Comércio emitiu novas diretrizes reforçando que qualquer uso dos chips de IA Ascend da Huawei viola as regras de exportação dos EUA.

O objetivo, segundo o órgão, é manter tecnologia avançada longe de adversários, ao mesmo tempo em que se constrói uma “estratégia ousada e inclusiva” com nações confiáveis.

Leia também:

  • Semicondutores: o que são, tipos e para que servem
  • O que é a guerra dos chips entre Estados Unidos e China?
  • Por que chip cerebral da Neuralink preocupa cientistas?
Nova abordagem visa proteger tecnologia americana sem isolar aliados estratégicos (Imagem: William_Potter/iStock)

Principais mudanças na política de chips com IA

  • Com a revogação da “Regra de Difusão de IA”, será confirmado o fim do controle em três níveis que afetaria dezenas de países; substituição por acordos individuais ainda em elaboração.
  • A Huawei fica sob alerta, e o uso dos chips Ascend em qualquer lugar do mundo passa a violar imediatamente as sanções americanas.
  • Restrições específicas mantêm-se rígidas para a China, enquanto outros países terão flexibilidade para negociar acesso e possíveis investimentos.
  • Haverá continuidade das sanções existentes, com controles a exportações para a China, ampliados desde 2022, permanecem em vigor e continuam a ser fiscalizados.

Empresas podem se beneficiar das mudanças

Em reação, a Nvidia saudou a nova direção, afirmando que a revogação permitirá criar empregos e infraestrutura nos EUA, além de aliviar o déficit comercial. Já a Oracle e governos do Oriente Médio veem na mudança a chance de renovar termos de parceria.

O impacto final dependerá dos detalhes dos futuros acordos bilaterais de exportação de semicondutores.

Celular exibindo logomarca da Nvidia na tela na frente de outra tela exibindo bandeira dos Estados Unidos
Empresas como a Nvidia comemoram mudança e enxergam oportunidade de crescer no setor (Imagem: Algi Febri Sugita/Shutterstock)

O post Guerra dos chips: governo Trump confirma mudança em regras globais apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.