Caixa libera saque do FGTS por calamidade para atingidos pela enchente em Rio Branco

Bacia do Rio Acre é uma das mais afetadas pelas cheias. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A partir desta quarta-feira (14), a Caixa Econômica Federal autorizou o saque do FGTS por calamidade para moradores de Rio Branco afetados pela última enchente.

A liberação ocorre após a Prefeitura da capital, por meio da Defesa Civil Municipal, concluir o mapeamento das áreas atingidas.

O saque, inicialmente, deve ser feito exclusivamente de forma digital, por meio do aplicativo FGTS Calamidade, disponível para Android e iOS.

Aplicativo FGTS. – Foto: Reprodução

A medida beneficia trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada que possuam saldo na conta vinculada ao FGTS e que não tenham solicitado o mesmo tipo de saque nos últimos 12 meses.

Como acessar o benefício?

Para ter acesso ao valor, o trabalhador deve comprovar residência na área atingida, com data de até 90 dias antes do desastre, além de anexar um comprovante de endereço atualizado no aplicativo.

Caso o morador não consiga comprovar residência e tenha seu pedido negado, poderá procurar a sede da Defesa Civil de Rio Branco a partir do dia 17 de maio de 2025.

O órgão emitirá uma declaração confirmando que a pessoa foi afetada pelo evento climático, possibilitando o saque.

O valor máximo autorizado para retirada é de R$ 6.220, conforme as regras estabelecidas pela Caixa.

A iniciativa integra os esforços conjuntos entre a Defesa Civil do Município e a Caixa Econômica Federal para amparar os trabalhadores atingidos pela calamidade natural.

The post Caixa libera saque do FGTS por calamidade para atingidos pela enchente em Rio Branco appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.