O que é o veranico? Conheça o fenômeno que vai elevar as temperaturas

O frio chegou, mas não deve durar muito. Um novo bloqueio atmosférico manterá as temperaturas elevadas na região Centro-Sul do Brasil até, pelo menos, 20 de maio. O fenômeno, conhecido como veranico, começa nesta quarta-feira (14) e pode deixar os termômetros até 5°C acima da média para o mês nos estados afetados.

Segundo o Climatempo, este é o segundo veranico de maio, trazendo um período de calor e estiagem durante o outono. Na prática, o bloqueio impede o avanço de frentes frias vindas do Sul do Brasil.

O que você precisa saber?

  • As temperaturas devem subir na região Centro-Sul em pleno outono;
  • O veranico é causado por um bloqueio atmosférico associado a um sistema de alta pressão;
  • Este é o segundo veranico em maio;
  • As temperaturas podem ficar mais de 5°C acima da média até, pelo menos, dia 20.

O período será marcado por manhãs mais frescas e tardes quentes. De acordo com o Climatempo, o tempo seco e a baixa umidade do ar predominarão nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

No mapa abaixo, produzido pelo site, é possível identificar as áreas afetadas. Nas regiões em laranja, as temperaturas variarão entre 3°C e 5°C acima da média. Já nas áreas em vermelho, os termômetros registrarão variações acima de 5°C.

Mapa de temperaturas acima da média nos próximos dias. Fonte: Climatempo.

Previsão do tempo para o Centro-Sul nos próximos dias

  • Já nesta sexta-feira (17), o interior de São Paulo pode ter algumas cidades chegando nos 30°C, como Ibirá, Terra Roxa e Pitangueiras;
  • No Paraná, cidades como Querenciado do Norte, Tamboara e Cidade Gaúcha devem atingir os 28°C;
  • No Rio Grande do Sul, Montenegro, São Leopoldo e Esteio marcam até 27°C;
  • O Mato Grosso do Sul, deve registrar até 32°C em Corumbá, Anastácio, Ladário e Aquidauana.

No sábado, o calor persistirá, com aumento de cerca de 1°C nas temperaturas máximas nas regiões citadas, intensificando o efeito do veranico.

Uma nova frente fria chegará ao Rio Grande do Sul no domingo (18), marcando o fim do fenômeno e a queda das temperaturas no outono. Nos dias seguintes, a frente fria avançará por outros estados.

Leia mais:

  • Como o corpo humano reage às mudanças de temperatura?
  • Qual é a maior temperatura já registrada na Terra?
  • Mesmo com La Niña, 2024 será um ano quente, diz especialista

O que é o veranico?

O veranico ocorre quando o clima fica atipicamente quente por mais de quatro dias durante o outono ou inverno. Caracterizado por temperaturas acima da média, tempo seco e pouca chuva, o fenômeno é comum no Sul do país.

Altas temperaturas: vem aí o veranico. Crédito: Cris Faga – Shutterstock

No entanto, isso não configura necessariamente uma onda de calor. Para ser caracterizada como tal, é preciso considerar não apenas as temperaturas previstas, mas também o impacto na saúde da população, levando em conta o calor diurno e noturno.

Essas condições exigem atenção, especialmente para grupos vulneráveis, que podem sofrer com as mudanças bruscas de temperatura. É essencial que todos se preparem para o clima mais quente e seco, adotando medidas preventivas para garantir saúde e bem-estar durante o veranico.

O post O que é o veranico? Conheça o fenômeno que vai elevar as temperaturas apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.