Os veículos elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro. Já é comum ver alguns modelos circulando pelas ruas do país. Infelizmente, este aumento de popularidade também se reflete nas ações de criminosos.
Os furtos e roubos de carros, utilitários, caminhões e motos elétricos ou híbridos mais que dobraram no primeiro trimestre deste ano na cidade de São Paulo, na comparação com o mesmo período de 2024. As informações são de um levantamento encomendado pela Folha de São Paulo.
Surgimento de um mercado clandestino de peças
O cálculo foi feito pela empresa de rastreamento Ituran, com base em boletins de ocorrência registrados pela Polícia Civil. De janeiro a março deste ano, foram 34 ocorrências desse tipo de crime no município, contra 15 casos nos três primeiros meses do ano passado.
Ainda de acordo com o levantamento, a quantidade de roubos e furtos de elétricos neste primeiro trimestre supera os 33 casos de todo o ano de 2023. Nos 12 meses do ano passado foram 89 queixas registradas na polícia. Mesmo assim, eles ainda representam menos de 0,3% dos casos envolvendo veículos levados por criminosos na capital paulista.

De acordo com Fernando Correia, gerente de operações da Ituran, o crescimento no roubo e furto de elétricos e híbridos aponta para o surgimento do mercado clandestino de peças. Ele ainda cita a dificuldade de se encontrar peças de reposição como um motivador dos crimes.
Ainda não são vendidas em desmanches, mas podem estar sendo comercializadas pela internet. Há relatos de espera pela importação de peças.
Fernando Correia, gerente de operações da Ituran
O relatório ainda mostra que do total de casos, 55,28% dos veículos foram roubados e 44,72% furtados. Segundo Correia, isso ocorre, assim como no caso dos carros de luxo, em função de uma maior dificuldade de se acessar e ligar os veículos, com a necessidade de chaves codificadas, por exemplo.
Leia mais
- Ladrões usam controle para roubar carros; saiba como se proteger
- SP vai usar IA para identificar carros roubados em tempo real — mas há riscos
- Saiba os 10 carros mais visados para roubo e furto em SP

Modelos elétricos preferidos dos criminosos
- Segundo o levantamento, o Toyota Corolla Cross HEV foi o veículo elétrico ou híbrido mais roubado ou furtado no primeiro trimestre de 2025 na cidade de São Paulo.
- No total, foram 25 queixas na polícia, o que representa 73,5% dos registros.
- Em segundo lugar aparece o hatch BYD Dolphin EV, com oito boletins de ocorrência.
- As motos também estão sendo visadas.
- Os modelos Voltz EV01 e Mottu-E, usados principalmente por entregadores, contabilizam seis e cinco boletins de ocorrência, respectivamente.
O post Veja os carros elétricos mais visados pelos criminosos apareceu primeiro em Olhar Digital.