Teve início nesta terça-feira (13) uma ação intensificada de vigilância contra escorpiões. A iniciativa foi da equipe de Zoonoses da Regional de Saúde e está sendo realizada com o apoio da Vigilância Epidemiológica e das agentes comunitárias de saúde. A ação ocorre durante as visitas domiciliares, com o objetivo de identificar a presença desses animais em áreas residenciais.
Durante as visitas de rotina, as agentes irão perguntar aos moradores se avistaram escorpiões nas proximidades de sua residência. Se o morador relatar que sim, será preenchido um formulário simples, que será encaminhado à Vigilância Epidemiológica.
Além disso, se o escorpião for avistado após a visita da agente comunitária, o morador poderá entrar em contato diretamente com a agente de saúde da sua área ou com a Vigilância Epidemiológica pelo telefone (48) 3621-9588, disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas.
A mobilização foi motivada pelo aumento expressivo nos números de escorpiões encontrados em residências na região da Amurel, acendendo um alerta sobre o risco potencial à saúde pública. A presença desses escorpiões nas casas representa perigo, principalmente para crianças e idosos, podendo causar acidentes que requerem atendimento médico imediato.
O conteúdo Agentes comunitárias começam ação de busca ativa por escorpiões em Tubarão aparece primeiro em CNT Tubarão.