Uma violenta erupção solar causou apagões de rádio na Europa, na Ásia e no Oriente Médio na manhã desta quarta-feira (14). A erupção foi liberada da região AR4087 do Sol e atingiu seu pico às 05h25 (horário de Brasília).
As regiões mais afetadas foram aquelas que estavam sob a luz solar no momento da explosão. Os apagões de rádio chegaram ao nível R3.
Explosões solares são classificadas pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA) em um sistema de letras – A, B, C, M e X – com base na intensidade dos raios-X liberados, sendo cada nível dez vezes mais intenso que o anterior.
Leia também:
- O que é uma Tempestade Solar?
- Aurora boreal: o que é, como ocorre e em quais países se observa?
- Formação do Sol: como era o universo quando nossa estrela nasceu?
O evento recente registrou X2,7, sendo classificado na extremidade inferior da classe de erupção solar mais poderosa.
“Esta erupção é classificada como uma erupção X2.7. A classe X denota as erupções mais intensas, enquanto o número fornece mais informações sobre sua intensidade”, explica a NASA.

Explosão solar causou interrupções de rádio
Um apagão de rádio é uma interrupção das comunicações por ondas de rádio, geralmente causada por distúrbios na ionosfera resultantes de eventos solares, como explosões e tempestades, além de outras perturbações geomagnéticas.
O evento desta terça-feira bloqueou os sinais de rádio de alta frequência, causando interrupções na comunicação de alguns operadores de rádio nas regiões afetadas.
O evento pode ter sido acompanhado de uma ejeção de massa coronal (EMC), mas isso ainda não foi confirmado. Uma EMC é o que causa, por exemplo, as auroras.

O que é uma erupção solar?
Uma explosão solar ocorre quando a energia magnética acumulada na atmosfera solar é repentinamente liberada. Isso geralmente acontece nas regiões de manchas solares, onde os campos magnéticos são mais intensos e complexos.
Quando esses campos magnéticos se reconfiguram ou se reconectam, uma quantidade enorme de energia é liberada na forma de radiação eletromagnética, partículas energéticas e calor.
Além da radiação, as explosões solares frequentemente vêm acompanhadas por ejeções de massa coronal. Estas são vastas nuvens de plasma e campo magnético que são lançadas da coroa solar para o espaço.
O post Maior erupção solar de 2025 provoca apagões de rádio em várias regiões do mundo apareceu primeiro em Olhar Digital.