
Deputados estaduais cobraram nesta terça-feira (13) a exoneração de Dilma Lindalva Pereira da Costa, ex-presidente do Instituto de Terras e Colonização de Roraima (Iteraima), recém-nomeada para um cargo de direção na Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh).
A nomeação foi assinada pelo governador Antonio Denarium (PP) e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quarta-feira (14).
Dilma assumiu o cargo de diretora de Monitoramento e Controle Ambiental, mesmo sendo alvo de investigação por envolvimento em um esquema de grilagem de terras públicas.
Deputados se manifestam durante sessão da ALE-RR
Os deputados se manifestaram a favor da exoneração durante a sessão da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). O presidente da Casa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), foi o primeiro a se manifestar.
Depois de Sampaio, os deputados Jorge Everton (União Brasil) e Renato Silva (Podemos), também pediram a revogação da nomeação.
“É preocupante. A CPI das Terras foi clara ao ponto de o governador ter que exonerá-la, devido ao que foi relatado, com provas concretas das falhas e do envolvimento na grilagem de terras. Precisamos tomar providências. Também cabe nos manifestar politicamente, como estamos fazendo”, afirmou Sampaio.
O parlamentar informou ainda que pretende acionar a Procuradoria Jurídica da ALE-RR para tentar barrar a permanência de Dilma no cargo.
Ver essa foto no Instagram
MP-RR: improbidade administrativa no Iteraima
Além de ser investigada por grilagem de terras, a ex-presidente do Iteraima também responde a uma ação de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público de Roraima (MP-RR).
Inicialmente ouvida como testemunha, ela passou à condição de investigada e, segundo o MP, teria praticado atos de forma insistente, sem demonstrar qualquer intenção de mudar seu comportamento.
O crime de improbidade administrativa ocorre quando um agente público atua de forma ilegal ou antiética, causando prejuízo ao poder público.
As condutas podem envolver favorecimento indevido, uso irregular de recursos públicos ou violação de normas legais.
The post Deputados pedem exoneração do Femarh para ex-presidente do Iteraima, investigada por grilagem de terras appeared first on Portal Norte.