Após sumiço da Cracolândia, governo estadual promete ação ‘ainda mais forte’ em bares do Centro de SP


Afirmação foi feita pelo vice-governador Felicio Ramuth em visita a Campinas, nesta quarta (14). Sumiço da Cracolândia: governo estadual promete ação ‘mais forte’ em bares do Centro de SP
O vice-governador de São paulo, Felicio Ramuth (PSD), afirmou que haverá uma “atuação ainda mais forte” em bares irrregulares do centro da capital nas próximas semanas. A promessa foi feita após Ramuth ser perguntado sobre o sumiço das cenas de uso de drogas na região da Luz, local conhecido como Cracolândia.
“Nas próximas semanas, vocês vão ver uma atuação ainda mais forte de locais que servem de distribuição de drogas, como bares que são irregulares na região central, assim como nós fizemos com os ferros-velhos”, disse o governador em exercício em visita a Campinas.
Ainda segundo Ramuth, a ação também vai focar nos estabelecimentos que insistirem em manter atividades irregulares nos próximos dias.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Após a saída de usuários de drogas da região da Cracolândia, o g1 conversou com comerciantes e percorreu as ruas da área para mapear a presença deles em outros pontos.
Com o esvaziamento do trecho próximo à Estação da Luz — que abrange as ruas dos Gusmões, Andradas, Aurora, Santa Ifigênia, General Osório e Vitória — os usuários passaram a se concentrar em pequenos grupos nos seguintes locais:
Calçada do Bom Prato da Rua General Osório, no cruzamento com a Rua Mauá;
Imediações do Terminal Princesa Isabel;
Praça Marechal Deodoro — neste último ponto, em maior número.
Comerciantes ouvidos pelo g1, que preferem não se identificar, afirmaram que nas últimas duas semanas as agressões contra usuários se intensificaram.
Em relação ao sumiço dos usuários da Cracolândia, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), mudou o discurso nesta quarta-feira (14) e disse que é preciso “comemorar o avanço da prefeitura”.
Um dia depois de dizer que foi surpreendido pelo sumiço das cenas de uso de droga na região da Luz, o prefeito afirmou que o desaparecimento da concentração de usuários “é uma vitória da cidade e da sociedade”.
LEIA TAMBÉM
Usuários da Cracolândia se dividem em grupos e buscam novos pontos para se fixar, como a Praça Marechal Deodoro, no Centro de SP
Após sumiço da cracolândia, governador em exercício Felicio Ramuth promete ação ‘ainda mais forte’ em bares do Centro de SP.
Reprodução EPTV
Governador em exercício nega dispersão
Durante a visita realizada nesta quarta em Campinas, Ramuth negou que houve a dispersão e atribuiu o sumiço a abordagens realizadas no local, com atuação conjunta do Governo do Estado e da Prefeitura de São Paulo.
“Não houve dispersão na madrugada de hoje. O que há é sempre a abordagem, seja pelas forças de segurança ou pela saúde e pelo social. O uso de drogas no meio da rua, fazendo uso dos cachimbos para fumar crack, já foi uma realidade que era levada como normal dentro de uma cidade como a cidade de São Paulo. É claro que a nossa gestão, desde o início, não considera esse tipo de atividade uma atividade normal”, disse.
O governador em exercício também alega que houve aumento da procura espontânea de usuários de drogas por atendimentos na área social e da saúde.
“Olha, nas últimas semanas a gente viu uma procura muito grande dos nossos equipamentos de saúde e da área social na região. A gente viu a ampliação da busca espontânea por cuidados e tratamentos”, afirmou.
Usuários da Cracolândia se dividem e tentam se fixar na Praça Marechal Deodoro, no Centro
VÍDEOS: saiba tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias sobre a região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.