
O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) abriu uma investigação para apurar crimes de racismo e injúria racial contra a vereadora Carla Leite (PSD), de Maués.
A ação acabou motivada por uma denúncia do deputado estadual Ednailson Rozenha (PMB) e do vereador Paulo Rodrigo (Republicanos). Eles relataram ataques racistas publicados pelo perfil “Portal Mundurucania Falante” no Facebook.
De acordo com os documentos enviados à Promotoria de Justiça de Maués, a publicação comparou a parlamentar a um chimpanzé, um ato considerado racista. As ofensas ocorreram após um discurso da vereadora na tribuna da Câmara Municipal.

Além disso, um servidor público da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) também é citado nas denúncias. Ele teria reforçado os ataques em novas postagens, ajudando a disseminar o conteúdo ofensivo em grupos locais.
Racismo contra vereadora
Como primeira medida, o promotor de Justiça Caio Lúcio Fenelon Assis Barros solicitou à Delegacia de Polícia de Maués informações sobre a existência de um inquérito para apurar os fatos.
Por fim, caso o inquérito já esteja em andamento, a polícia deverá enviar as diligências realizadas em um prazo de 20 dias.
“O MP está comprometido em combater qualquer forma de discriminação racial”, afirmou o promotor.
The post MP investiga racismo contra vereadora do Amazonas após comparações a chimpanzé nas redes sociais appeared first on Portal Norte.