
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu, apenas no primeiro dia de funcionamento da nova plataforma, mais de 473 mil contestações de descontos considerados indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14) pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior.
O INSS notificou 41 entidades associativas para que, no prazo de até 15 dias úteis, comprovem os vínculos com os segurados ou efetuem a devolução dos valores ao Tesouro Nacional. Os beneficiários que tiverem valores restituídos serão ressarcidos diretamente na folha de pagamento.
Desde terça (13), cerca de 9 milhões de segurados passaram a ser notificados sobre os descontos. Com a nova funcionalidade “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, já disponível no aplicativo, os beneficiários podem identificar a origem das cobranças.
Como fazer a contestação de descontos no INSS?
Segundo o presidente do INSS, não há prazo final para abrir o pedido de devolução. O segurado pode contestar por:
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Central telefônica 135
A Dataprev, responsável pelo sistema, também criou uma plataforma para que as entidades apresentem a documentação comprobatória do vínculo com o beneficiário.

Evite fraudes
O INSS reforça que não entra em contato por telefone, e-mail ou mensagem para tratar desses pedidos. A recomendação é que o segurado não forneça dados pessoais, não clique em links desconhecidos e busque apenas os canais oficiais.
Recursos bloqueados e valores recuperados
No fim de abril, durante a operação que revelou o esquema de descontos indevidos, foram bloqueados R$ 1 bilhão em contas de entidades suspeitas. A AGU já solicitou o bloqueio de outros R$ 2,5 bilhões. Os valores contestados ainda não foram divulgados, já que a apuração está em andamento.
The post INSS: quase 474 mil já contestaram descontos; veja como pedir appeared first on Portal Norte.