Festival movimenta a cena Hip-Hop de Rio do Sul

Se é para celebrar, nada melhor do que um encontro com música, dança e as amizades que se fortalecem na cena da cultura urbana. É por isso que sábado, 17 de maio, será realizado em Rio do Sul o Festival de Hip-Hop Kxote 10 anos. O evento promovido pelo coletivo e produtora cultural da cidade será na Arena Barba Ruiva, no bairro Bremer, a partir das 16h, com entrada gratuita. O festival tem classificação indicativa para maiores de 12 anos e o público-alvo são as famílias, os jovens e adultos.

O festival terá apresentações de rap, DJ e B-Boys, tanto de Rio do Sul como de outras cidades de Santa Catarina, além de oficina de stêncil, live painting e batalha de tag. A proposta do evento é fomentar a cena Hip-Hop na cidade e promover o contato entre o público local e artistas de diferentes cenas da cultura urbana do estado. Destaque para a particiação de nome como Negro Rudhy e DJ Kapilé, DJ Leokdio, Stellar MC, Quarto Cômodo e Dialeto de Quebra.

O evento é uma das ações de comemoração aos dez anos da Kxote, que também promove uma exposição de arte que segue aberta na Fundação Cultural de Rio do Sul até 30 de maio. São quadros, prints, grafites, camisetas, objetos e intervenções produzidos pelos integrantes do coletivo e que estão à mostra entre 8h até às 20h.

Com essas iniciativas, a Kxote quer também promover a economia criativa, a profissionalização do trabalho com arte e produção cultural, além da geração de renda e do trabalho social que decorre das contrapartidas sociais dos projetos. O festival é realizado com patrocínio do Prêmio Nodgi Pellizzetti de Incentivo à Cultura, por meio do Sistema Municipal de Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura Municipal de Rio do Sul. 

Artistas de Santa Catarina estarão no palco

Nomes da cena estadual estão na programação do evento. Um deles é Negro Rudhy, que é rapper, compositor, produtor cultural de Florianópolis e um dos grandes nomes do Hip-Hop catarinense. Iniciou a carreira em 1999, e desde então carrega prêmios, homenagens e projetos que fortalecem a cultura de rua, como o Conexão Sul, Projeto Alcatéia e o podcast Opodpeste. Ao lado dele estará o DJ Kapilé, vencedor do prêmio Hip-Hop Floripa 2024. Residente da festa Hip-Hop de Raiz, Kapilé entrega sets recheados de clássicos e raridades desse estilo musical, com muita técnica e atitude.

 DJ Leokdio e grupo de Bboys também estão no line up do festival. Artista de Blumenau atuante desde 2005 com Breaking, a dança que é um dos componentes do Hip-Hop, ele é da QDR CREW e Quilombo Funk Crew. E desde 2015 participa como DJ dos maiores festivais e batalhas de dança e de MCs de Santa Catarina.

O protagonismo feminino entra em cena com a rapper e compositora Stellar MC, de Blumenau. Ela é cria das batalhas de rimas realizadas pelo estado e com sua voz e presença vem representando as mulheres no cenário Hip-Hop catarinense. Stellar traz na sua música letras que falam de força interior, fé, respeito e justiça social.

O Quarto Cômodo é um grupo formado em 2018, em Blumenau, por Guinotz (beatmaker) e os MCs Yurifluente, Mermo, Trinda e Higggs. O coletivo musical atua na cena underground regional fazendo uma mistura de beats densos e atmosferas experimentais com letras introspectivas, sensíveis às vivências urbanas. As letras buscam autenticidade para tratar de questões sociais e existenciais do cotidiano, num diálogo com a arte das ruas e quem vive no espaço urbano.

A música local será representada pelo Dialeto de Quebra, grupo formado por Marcos “MZ”, Guilherme “Pinguim”, Iury “Ganguero” e Lucas “Bazuzo_Beats”. Com nove anos de história, o quarteto canta letras que retratam o cotidiano, traz mensagens diretas e refrões marcantes que buscam fortalecer a união e o respeito através da música.

O festival terá ainda um live painting com Gaia Cezário e Rodrigo Teodosio “CSC”, e Batalha de Tag, uma ação tradicional entre os escritores de graffiti, e recebe o apoio da Revide Print e do Coletivo Ruáz.

Festival de Hip-Hop Kxote 10 anos

17/05, sábado

A partir das 16h

Arena Barba Ruiva (Estrada Blumenau, 4497 – Bremer, Rio do Sul)

Gratuito

Classificação: 12 anos

Exposição Kxote 10 anos

Visitação até 30 de maio 

Horário: das 8h às 20h

Local: Galeria de Artes Arno Georg da Fundação Cultural de Rio do Sul (Rua Rui Barbosa, 204 – bairro Budag)

Gratuito

Classificação: livre

@kxoteoficial 

@valvuladeescapeprojeto 

@serigraffiti.projeto

Fonte: Tiago Amado

O post Festival movimenta a cena Hip-Hop de Rio do Sul apareceu primeiro em Alto Vale Agora.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.