
A Âmbar Energia, do grupo J&F, anunciou nesta segunda-feira (10) a compra de 12 usinas termoelétricas da Eletrobras por até R$ 4,7 bilhões. O acordo inclui um projeto para instalação de uma nova unidade a gás natural em Manaus, no Amazonas.
Com a aquisição, a capacidade de geração da Âmbar passa de 2,5 gigawatts (GW) para 4,6 GW.
Atualmente, a empresa possui 27 usinas de diferentes fontes, como hidrelétricas, fotovoltaicas e biogás, além de 102 micro usinas solares.
A conclusão do negócio envolve a transferência de todos os ativos e direitos pertencentes à Eletronorte, subsidiária da Eletrobras.

Das 12 usinas compradas, 11 estão no Amazonas, onde são estratégicas para o abastecimento da região. São elas: UTEs Mauá III, Rio Negro (em projeto), Aparecida, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Cristiano Rocha, Manauara, Jaraqui, Tambaqui e Ponta Negra.
A outra unidade está localizada em Santa Cruz, no Rio de Janeiro, um dos maiores polos consumidores de energia do país.
Compra de usinas no Amazonas
A iniciativa de compra foi assinado e anunciado em junho de 2024. O presidente da Âmbar, Marcelo Zanatta, destacou que a transação reforça o compromisso da empresa com a segurança energética.
“Este negócio reflete nosso comprometimento com o crescimento e o desenvolvimento das empresas, das pessoas e da economia dos estados e do Brasil, contribuindo para a segurança energética do país”, afirmou.
A operação inclui um earn-out de R$ 1,2 bilhão, que pagarão conforme o desempenho das usinas nos próximos anos. Por fim, a Âmbar não informou a data prevista para a conclusão do negócio.
The post Âmbar Energia compra 12 usinas da Eletrobras em transação bilionária appeared first on Portal Norte.