A Waymo, empresa de veículos autônomos da Alphabet, realizou um recall de software em 1.200 robotaxis após diversos registros de colisões com cancelas, correntes e objetos semelhantes durante a operação dos veículos. As informações são da Reuters.
Os incidentes ocorreram entre dezembro de 2022 e abril de 2024, e nenhum resultou em ferimentos, segundo documentos da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA) dos EUA.
Recall no final do ano passado reduziu chance de acidentes
- Em resposta, a Waymo lançou uma atualização de software em novembro de 2024, que, segundo a empresa, reduziu de forma significativa a probabilidade de novos acidentes do tipo.
- O recall foi formalizado posteriormente como parte do cumprimento das obrigações regulatórias exigidas.
- Durante a investigação iniciada pela NHTSA em maio de 2024, a Waymo forneceu informações adicionais sobre nove colisões similares ocorridas entre fevereiro e dezembro do mesmo ano, totalizando 16 eventos analisados pela agência.

Leia mais:
- Waymo diz que carros sem motorista são 200% mais seguros
- Os robotáxis ficarão mais comuns em Los Angeles
- Waymo consegue aprovação para expandir robotáxis na Califórnia
Waymo opera em grandes cidades nos Estados Unidos
Atualmente, a empresa opera 1.500 robotaxis comerciais em cidades como Austin, Los Angeles, Phoenix e São Francisco. Antes da atualização mais recente, a Waymo já havia realizado dois outros recalls em 2024, relacionados a colisões envolvendo um poste telefônico e uma picape sendo rebocada por um guincho.
A empresa afirma que as atualizações fazem parte de um processo contínuo de aprimoramento da segurança e confiabilidade dos sistemas autônomos de seus robotáxis.

O post Waymo faz recall após colisões de robotáxis apareceu primeiro em Olhar Digital.