Exportações de frango do Brasil: China, UE e Argentina suspendem compras após gripe aviária; veja o impacto

A China, União Europeia e Argentina suspenderam nesta sexta-feira (16) as importações de carne de frango do Brasil por 60 dias após a confirmação de um foco de influenza aviária (IAAP) em uma granja de aves comerciais em Montenegro, no Rio Grande do Sul.

A medida, anunciada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), atinge um dos principais setores exportadores do país.

A restrição da China e da União Europeia, que são grandes compradores do frango brasileiro, abrange todo o território nacional devido aos acordos comerciais vigentes.

Em 2024, a China comprou 562,2 mil toneladas, cerca de 10,8% do total exportado pelo Brasil. A União Europeia adquiriu 231,8 mil toneladas, representando 4,49% do mercado.

Carne de frango. – Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

Já a Argentina, embora compre menos, também suspendeu as compras de produtos e subprodutos avícolas até que o Brasil comprove estar livre da gripe aviária.

Influenza aviária

A decisão da Argentina ocorre como precaução, já que o foco da doença foi registrado a cerca de 620 km da fronteira. O governo argentino também anunciou medidas de vigilância sanitária em suas granjas para evitar a propagação do vírus.

Em nota, o Mapa ressaltou que seguirá os acordos comerciais internacionais e reafirmou o compromisso com a transparência e a qualidade dos produtos exportados.

Indústria brasileira. – Foto: Reprodução/ Redes Sociais.

A pasta informou que já trabalha para que outros países adotem o princípio da regionalização, limitando as restrições a um raio de 10 km do foco da doença, conforme orienta a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).

Apesar da suspensão em três mercados, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Filipinas mantêm as importações apenas com restrição regionalizada, o que pode evitar um impacto maior nas exportações.

Exportações de frango no Brasil

O Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango, responsável por 5,2 milhões de toneladas enviadas a 151 países em 2024.

Além disso, no ano passado, o setor gerou US$ 9,9 bilhões em receitas, com 78% das exportações concentradas nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O Mapa reforçou que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de aves ou ovos. Por fim, o risco de contágio humano é baixo e se restringe a pessoas com contato direto com aves infectadas.

The post Exportações de frango do Brasil: China, UE e Argentina suspendem compras após gripe aviária; veja o impacto appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.