
A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou por unanimidade, na última quarta-feira (14), o Projeto de Lei nº 35/2025, que autoriza o pagamento de tarifa do transporte público por meio do PIX.
A proposta é de autoria do vereador Samir Bestene (PP) e agora aguarda sanção e regulamentação por parte da prefeitura, com definição de cronograma para implementação.
O objetivo do projeto, segundo o texto aprovado, é modernizar a forma de pagamento das passagens, garantindo mais praticidade e segurança para os passageiros da capital do Acre.
“Ao implementar o pagamento por PIX, será possível oferecer maior comodidade aos usuários, eliminando a necessidade de portar dinheiro em espécie e enfrentar problemas com troco”, diz a justificativa da proposta.
Como vai funcionar o pagamento por PIX?
Após a sanção e regulamentação da lei, os usuários do sistema de transporte público de Rio Branco poderão pagar a passagem de ônibus diretamente pelo celular, utilizando o forma PIX na plataforma do Banco Central. Veja os principais pontos:
- Pagamento via QR Code ou chave PIX disponibilizada no sistema de bilhetagem.
- Sem cobrança de taxas extras: o Artigo 2º da lei proíbe qualquer tipo de tarifa adicional para quem optar por esse meio.
- Redução no uso de dinheiro físico, facilitando o embarque e evitando problemas com troco.
- Segurança e economia: tanto para o usuário quanto para as empresas, que terão menos custos com manuseio de dinheiro.
Benefícios da medida
A proposta não traz apenas vantagens para os passageiros, mas também benefícios operacionais para as empresas que prestam o serviço de transporte público em Rio Branco. A seguir, veja os principais impactos esperados:
- Menor circulação de dinheiro físico, o que aumenta a segurança contra roubos e fraudes;
- Redução de custos com operação de bilheteria e manutenção de caixas;
- Modernização do sistema, incentivando a digitalização do serviço.
Frota de ônibus será renovada
Além do pagamento da passagem de ônibus por PIX, a mesma semana em que a proposta foi aprovada, a Prefeitura de Rio Branco sancionou a lei que autoriza a contratação de um empréstimo de R$ 67 milhões na Caixa Econômica Federal.
O recurso será destinado à renovação da frota do transporte coletivo da capital, com aquisição de veículos mais modernos e sustentáveis.
Confira o que será comprado com o empréstimo:
- 6 ônibus elétricos, com 3 carregadores;
- 45 ônibus com motor Euro 6, que polui menos e tem maior eficiência.
A renovação da frota, aliada à possibilidade de pagamento via PIX, faz parte de um esforço da prefeitura e do legislativo para melhorar a experiência dos usuários e tornar o transporte público mais atrativo.
The post Passagem de ônibus poderá ser paga por PIX em Rio Branco; saiba como vai funcionar appeared first on Portal Norte.