
É dia de eleições em Portugal! Neste domingo (8), os portugueses votam para escolher os novos representantes do parlamento. Assim, esta será a terceira eleição geral no país em pouco mais de três anos.
A nova votação foi convocada após o primeiro-ministro Luís Montenegro perder um voto de confiança no parlamento, em março. Diante disso, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa decidiu dissolver o parlamento e marcar novas eleições.
Grupo Norte de Comunicação acompanha eleições em Portugal

Uma equipe do Grupo Norte de Comunicação acompanha as eleições em Portugal in loco. De acordo com informações apuradas pelo Grupo, as pesquisas locais indicam que a Aliança Democrática deve obter em torno de 33% dos votos. O primeiro-ministro Luís Montenegro é quem lidera a AD.
Além disso, o Partido Socialista, que por quase 10 anos governou e promoveu muitas mudanças sociais e econômicas, aparece em segundo lugar nas eleições em Portugal, com 26%. O CHEGA!, por sua vez, considerado partido de ultra-direita, que tem como principal bandeira ser anti-migração, vem em terceiro com 19%.
CHEGA! teve crescimento expressivo no país
Nos últimos 5 anos, o CHEGA! cresceu mais de 300% em representatividade na Assembleia da República, ou seja, o Congresso Nacional português.
O que é um fator para chamar a atenção dos brasileiros. Afinal, para cerca de 150 mil brasileiros que vivem em Portugal e aguardam por visto de permanência, as eleições em Portugal deste domingo é muito importante, ao passo que a onda anti-imigração que assola o país.
Então, regras mais rigorosas para se obter à autorização de residência e a manutenção dos vistos já concedidos nos últimos anos foram as principais pautas dessa campanha eleitoral.
Resultados devem ser conhecidos a partir das 16h, no horário de Brasília
As urnas estão abertas desde às 8h no horário local e a votação segue até as 19h, no horário local. No Brasil, o horário de votação será das 4h às 15h. Já os primeiros resultados devem ser divulgados a partir das 20h em Portugal, ou 16h no horário de Brasília.
O clima de descontentamento aumentou no país. Muitos portugueses estão cansados da instabilidade política e das eleições frequentes. Por esse motivo, analistas acreditam que o número de abstenções será ainda maior, mesmo depois do recorde de 6,47 milhões de votantes registrado em 2024.
Por que as eleições em Portugal foram adiantadas?
Luís Montenegro, atual primeiro-ministro, não conseguiu manter o apoio do parlamento. Ele mesmo propôs a votação, após ter sua conduta questionada pela oposição, por conta de negociações com uma empresa de consultoria em proteção de dados ligada à sua família.
Montenegro negou qualquer ação irregular. Segundo pesquisas recentes, a imagem pública do premiê segue estável. Muitos eleitores consideram a polêmica um dilema ético, mas sem consequências criminais.
The post Eleições em Portugal: PSD lidera pesquisas e CHEGA! aparece em 3º lugar appeared first on Portal Norte.