
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), entregou ao Papa Leão XIV um convite para que ele participe da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que acontece no mês de novembro, em Belém.
Assinada pelo presidente Lula (PT), o documento foi entregue pessoalmente durante visita do vice-presidente ao Vaticano. Ele participou da missa que celebrou o início do pontificado de Leão XIV, na manhã deste domingo (18).
Ao passar o convite para o Papa, Alckmin beijou a mão do pontífice. O ato é uma prática tradicional na Igreja Católica, que demonstra respeito e submissão ao Papa como Vigário de Cristo, sendo expressão de fé e reverência.
Autoridades
O governo federal enviou uma comitiva para participar do momento. Além do vice-presidente, participaram da celebração a vice-primeira-dama, Lu Alckmin, e o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas.
A missa contou com a presença de diversas autoridades internacionais. O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, foram algumas das personalidades. Para além desses nomes, estiveram na ocasião:
- Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni;
- Presidente do Peru, Dina Boluarte;
- Primeiro-ministro da Alemanha, Friedrich Merz;
- Presidente da Colômbia, Gustavo Petro;
- Presidente do Equador, Daniel Noboa;
- Presidente de Israel, Isaac Herzog;
- Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Layen;
- Rei da Espanha, Felipe VI;
- Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza.
*Com informações de CNN
The post Com beijo na mão, Alckmin convida Leão XIV para COP30 em Belém appeared first on Portal Norte.