
O presidente da Federação Roraimense de Futebol, Samir Xaud, oficializou neste domingo (18) sua candidatura à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). A inscrição da chapa ocorre em meio ao afastamento de Ednaldo Rodrigues e consolida Xaud como o principal nome da disputa.
Com o apoio de 25 federações estaduais, exceto São Paulo e Mato Grosso, e dez clubes das Séries A e B, Samir desponta como favorito absoluto para comandar a entidade máxima do futebol nacional.
A ampla coalizão o coloca em posição confortável para vencer a eleição, caso não haja mudanças ou articulações políticas até o prazo final, na próxima terça-feira (20), às 18h.
Entre os clubes que endossam a candidatura estão:
- Vasco;
- Botafogo;
- Palmeiras;
- Grêmio;
- Remo;
- Paysandu;
- Amazonas;
- CRB;
- Volta Redonda;
- Criciúma.
Além do respaldo dos clubes e federações, Xaud conta com o apoio do comando transitório da própria CBF e de instâncias superiores de poder, que trabalham nos bastidores para viabilizar uma transição estável e legítima.
A chapa inscrita traz oito vice-presidentes já definidos, refletindo uma composição estratégica que contempla diferentes regiões e interesses do futebol nacional. São eles:
- Ednailson Rozenha;
- Fernando Sarney;
- Flavio Zveiter;
- Gustavo Dias Henrique;
- José Ivanildo da Silva;
- Michelle Ramalho;
- Ricardo Gluck;
- Rubens Angelotti.

A eleição ocorrerá após o encerramento do prazo de inscrição das chapas, e será decidida em votação com participação das 27 federações estaduais e 40 clubes das Séries A e B, sendo que cada federação e cada clube possuem pesos diferentes:
- Federações Estaduais: peso 3;
- Clubes da Série A: peso 2;
- Clubes da Série B: peso 1.
Quem é Samir Xaud?
Em entrevista à CNN, Xaud destacou ter “trabalho consolidado”. Ele é médico, com especialização em infectologia e medicina esportiva. Afirma ter ainda sido diretor por duas vezes do maior hospital de Roraima e secretário de saúde.
“12 anos de vida de gestão pública e vim para somar e tentar mudar a cara da CBF, com uma gestão mais transparente, descentralizada e focada no desenvolvimento do futebol brasileiro”, expressou.
The post Samir Xaud leva o nome de Roraima à corrida pela CBF appeared first on Portal Norte.