
O Supremo Tribunal Federal (STF) começa nesta segunda-feira (19), a partir de 15h, a fase de ouvir depoimentos de testemunhas de acusação e defesa dos réus do ‘Núcleo 1’ da tentativa de golpe.
Esse chamado “Núcleo 1″ refere-se ao grupo formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus na Suprema Corte. Ele foram julgados no final de março pela Primeira Turma.
Entre os nomes a serem ouvidos pelos ministros está o de Clebson Ferreira de Paula Vieira. Ele é um servidor que trabalhou no Ministério da Justiça durante a gestão de Anderson Torres.
Vieira teria presenciado a solicitação de relatórios de inteligência para conter operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a fim de barrar o deslocamento de eleitores do Nordeste no segundo turno do pleito presidencial de 2022.

Testemunhas completas
Além dele, outras quatro pessoas irão testemunhar nesta segunda. São elas:
- Éder Lindsay Magalhães Balbino – dono de uma empresa de tecnologia da informação que teria ajudado o PL, partido de Bolsonaro, na produção de um estudo para alegar fraudes nas urnas eletrônicas;
- Adiel Pereira Alcântara – ex-coordenador de inteligência da PRF;
- Marco Antônio Freire Gomes – comandante do Exército no governo de Jair Bolsonaro, o militar não aderiu à tentativa golpista e, de acordo com as investigações, teria ameaçado dar voz de prisão ao ex-presidente após receber a sugestão para que as tropas aderissem à trama golpista;
- Carlos de Almeida Baptista Júnior – brigadeiro e ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB).
Dispensa pela PGR
O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, também seria ouvido nesta tarde. No entanto, ele foi dispensado do compromisso pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet. Ibaneis segue como testemunha da defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário da Segurança Pública do DF, Anderson Torres.
*Com informações de CNN
The post STF ouve cinco testemunhas no caso do ‘Núcleo 1’ da tentativa de golpe; saiba quem são appeared first on Portal Norte.