
O rio Amazonas ultrapassou a Cota de Inundação Severa em Itacoatiara, no interior do Amazonas, marcando 14,29 metros nesta segunda-feira (19).
Os dados são da Praticagem dos Rios Ocidentais (Proa) e do Sistema de Alertas de Eventos Críticos (Sace), do Serviço Geológico do Brasil (SGB).
A cota crítica de 14,20 metros, foi superada na última quinta-feira (15), quando o rio atingiu 14,21 metros, ficando a apenas 99 centímetros do recorde de 2021 (15,20 metros).

Nível do rio Amazonas em Itacoatiara
Na última semana, o nível do rio subiu aproximadamente 12 centímetros, intensificando os impactos em comunidades ribeirinhas.
Ver essa foto no Instagram
A Prefeitura de Itacoatiara informou, em comunicado, que a Defesa Civil Municipal já atua em mais de 25 localidades afetadas, com mais de 600 famílias sofrendo diretamente com alagamentos e deslocamentos forçados .
Alerta estendido: Manaus, Manacapuru e Beruri em risco
Enquanto Itacoatiara enfrenta a cheia severa, outros municípios amazônicos estão próximos de atingir o mesmo patamar.

Em Manaus, o rio Negro registrava 28,27 metros nesta segunda (19), a apenas 73 centímetros da Cota de Inundação Severa.
Já em Manacapuru, o rio Solimões marcava 18,90 metros, faltando cerca de 60 centímetros para alcançar a cota crítica de 19,60 metros.
Em Beruri, o rio Purus chegou a 20,51 metros, faltando apenas 19 centímetros para a marca de alerta máximo de 20,70 metros. Todos estão sob sinalização de “Alerta” pela Defesa Civil do Amazonas.
Contexto regional e preparativos
Com o pico da cheia previsto para junho, as autoridades reforçam a necessidade de preparação, especialmente em áreas historicamente vulneráveis.
Enquanto isso, Itacoatiara segue em estado crítico, com equipes mobilizadas para garantir assistência humanitária e logística às famílias atingidas.
The post Rio Amazonas ultrapassa cota de inundação severa em Itacoatiara appeared first on Portal Norte.