
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou no domingo (18) que apura dois possíveis novos focos de gripe aviária no Brasil. As suspeitas estão localizadas em Aguiarnópolis, no Tocantins, e em uma propriedade rural de Montenegro, no Rio Grande do Sul.
Esta última está situada a menos de três quilômetros da granja onde, na quinta-feira (15), foi confirmado o primeiro caso da doença na região.
A gripe aviária — também conhecida como influenza aviária — é uma infecção causada por vírus da família Orthomyxoviridae, especialmente o subtipo A(H5N1), o mesmo já identificado em Montenegro.

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença atinge principalmente aves, mas também pode contaminar mamíferos, incluindo humanos.
Altamente contagiosa entre os animais, a gripe aviária pode provocar mortes repentinas em aves domésticas e silvestres.
Em humanos, a infecção ocorre raramente e, geralmente, está associada ao contato direto e sem proteção com aves infectadas. A transmissão de pessoa para pessoa é considerada muito incomum, limitada e pouco eficiente.
Sintomas da gripe aviária em humanos
Embora os casos em pessoas sejam incomuns, o vírus pode provocar sintomas que variam de leves a graves. Os sinais mais comuns incluem:
- Febre;
- Tosse e mal-estar;
- Conjuntivite;
- Dificuldades respiratórias;
- Sintomas gastrointestinais;
- Em alguns casos, a pessoa pode não apresentar sintomas.
Desde 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem monitorado surtos esporádicos em diversas partes do mundo, com maior concentração na Ásia, África e Europa setentrional.
A principal via de contaminação é o contato direto com aves doentes ou seus dejetos, reforçando a importância do uso de equipamentos de proteção, como máscaras, luvas e vestimentas adequadas, principalmente entre profissionais da avicultura.
Em criações domésticas, o Ministério da Agricultura orienta que qualquer ocorrência de morte súbita em aves deve ser comunicada imediatamente às autoridades sanitárias locais.
Esse alerta é essencial para prevenir a propagação do vírus e evitar riscos à saúde pública.
Prevenção contra a gripe aviária
A principal forma de prevenção é evitar o contato direto com aves doentes. O Ministério da Agricultura recomenda:
- Usar máscaras, luvas e equipamentos de proteção ao lidar com aves;
- Observar criações domésticas com atenção;
- Notificar autoridades sanitárias sobre mortes súbitas de aves.

The post Gripe aviária: quais são os sintomas da doença? Entenda quais são os riscos para humanos appeared first on Portal Norte.